Interface entre edu e adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 157 (39097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

1.1 Origem do trabalho

O contexto mundial caracteriza-se por uma série de profundas mudanças e inovações no campo científico e tecnológico, principalmente, as decorrentes das novas tecnologias da informação e comunicação, sustentadas pelas redes de telecomunicações, caracterizando a sociedade da informação. Vive-se, hoje, uma verdadeira revolução da informática e da informação,decorrente de fatores como: a globalização da economia, o avanço da tecnologia e a velocidade nas comunicações.

A expansão acelerada das bases de dados e o processo de virtualização, ambos decorrentes do desenvolvimento tecnológico, aliados aos conceitos de Harvey (1993) e Giddens (1991) sobre a transformação de tempo e espaço, considerados por Lévy (1993) como fruto do processo devirtualização, configuram o cenário para o desenvolvimento de novas formas de organização do trabalho.

A virtualização tem aspectos fundamentais; entre eles, cabe ressaltar o que engloba a pluralidade do tempo e dos espaços que, para a “organização virtual”, não mais é localizada com precisão. As mudanças alteram a forma de tratamento e disseminação da informação pelas organizações, agora, não mais linear,mas compartilhada por elementos da empresa, sem fronteiras espaciais e temporais.

Nesse contexto, teve início, nas décadas de 1960/1970, o teletrabalho, resultante da convergência de tendências como: a flexibilidade do local de trabalho; período de trabalho flexível; uso integrado das tecnologias de telecomunicações e informática e um amplo uso da informação como matéria prima para a realizaçãodo trabalho.

1.2 Relevância do Estudo

A maioria dos estudos sobre o teletrabalho aborda experiências estrangeiras, notadamente, na Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, Portugal. Porém, poucas são as referências sobre a experiência brasileira, principalmente nos setores de vanguarda como informática, química, petróleo e telecomunicações.

Certa da relevância que esse tema tem para o meiocientífico e para o desenvolvimento das organizações brasileiras propõe-se, a realização deste estudo sobre a experiência brasileira com o teletrabalho. Mais especificamente, o contexto deste trabalho visa analisar as empresas de telecomunicações que implantaram ou estejam em fase de implantação do teletrabalho. Entretanto, uma sondagem preliminar revelou que, na realidade, as diversas empresas quejá iniciaram a implantação do teletrabalho, o fizeram de forma restrita a alguns departamentos, inexistindo ainda uma política institucional1 específica.

Os setores de telecomunicações, informática e serviços bancários são considerados os maiores investidores em trabalho à distância. No caso brasileiro, o setor de telecomunicações é composto por empresas de capital nacional e internacional,principalmente após a privatização do Sistema Telebrás e da abertura à competição, quando surgiram as empresas da banda B de telefonia celular, as empresas espelho na telefonia fixa local e as de longa distância.
____________________________________________________________

______
1 Como política institucional, compreende-se o conjunto de diretrizes da organização que visa a coordenar, monitorare avaliar as suas ações estratégicas.

Essas empresas, embora atuem em todo o território nacional, estão sediadas nas principais capitais, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba e foram escolhidas como objeto deste estudo por terem forte influência do capital internacional e, segundo notícias veiculadas na mídia, terem experiências em teletrabalho no exterior2,além de serem pioneiras na implantação do teletrabalho no Brasil.

3. Objetivos do Trabalho

1.3.1 Objetivo Geral

Identificar os impactos da implantação do teletrabalho no setor de telecomunicações.

1.3.2 Objetivos Específicos

o Identificar os tipos de atividades que são teletrabalhadas;
o Identificar as modalidades de teletrabalho que são utilizadas;
o Descobrir as...
tracking img