Interdisciplinaridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Interdisciplinaridade


Introdução


O tema interdisciplinaridade é muito discutido na educação, os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem reconhecem a sua importância e funcionalidade, porém esta prática ainda permanece pouco difundida devido à dificuldade de ação e trabalho coletivo.
Este artigo tem como objetivo comprovar que diante das dificuldadesencontradas na rotina escolar, a prática interdisciplinar é uma prática possível e deve estar presente nos planos escolares e ser discutida por professores e principalmente coordenadores pedagógicos, pois como líderes, os coordenadores devem fazer o elo com professores de diversas disciplinas e além de exigir esta prática como uma prática constante.
A prática interdisciplinar traz o alunopara a sua realidade e o desenvolve na sua integralidade, auxiliando na busca de uma sociedade e uma vida digna. É claro que a interdisciplinaridade não é a solução para todos os problemas socioeducacionais, pois sabemos que os resultados do trabalho na educação acontecem à longo prazo e existem vários fatores envolvidos no desempenho escolar do aluno.
Foi em busca de atividadespráticas já lecionadas por professores juntamente com a revisão de literatura que formou este artigo de grandes contribuições para ampliar a visão do professor. Este artigo fez com que por um momento a teoria deixe de ser um substantivo para ser uma ação. É a ação e a prática que vai dar vida e movimento as teorias, por isso este texto visa diminuir a distancia entre teoria e prática.



Poruma educação interdisciplinar


A educação está sempre em transformação para se adequar a sociedade dinâmica na qual está inserida, demandando assim novas estrategias para o processo de ensino aprendizagem, por isso de tempos em tempos se discutem alguns temas importantes para a ascensão e para a efetividade do aprendizado.

Um dos temas que sugere discussões na educação é ainterdisciplinaridade, que para Fazenda (1996) significa a interação entre os conteúdos disciplinares no processo de ensino e aprendizagem. Esta interação tem como objetivo diminuir a distância existente entre as disciplinas que são desenvolvidas de forma fragmentada. Siqueira (2001, p.91) afirma que a discussão sobre a interdisciplinaridade se iniciou, pois “[...] não era possível mais aceitarum conhecimento fragmentado e desconectado do cotidiano [...]”, a autora ainda acrescenta que o currículo apresentado contribuía para a especialização, portanto, a integração entre as disciplinas auxiliam para que o conteúdo aprendido na escola seja significativo na vida do aluno.

Um trabalho interdisciplinar que atende as necessidades dos alunos é um trabalho que considera a realidadelocal do indivíduo, e oferece a criticidade para o enfrentamento dos problemas socioeconômicos em busca de uma vida digna, um trabalho interdisciplinar é um trabalho que atende a integralidade do ser humano.
A dificuldade encontrada na interdisciplinaridade principalmente a partir do fundamental II, é que para colocar em prática uma atitude interdisciplinar é exigido um nível ainda maiordo que o habitual de comunicação e relacionamento entre os professores de diferentes áreas. O famoso trabalho coletivo tem que funcionar! A interdisciplinaridade é um tema discutido desde a década de 70 e ainda assim em 2007 foi publicado um artigo sobre as dificuldades encontradas em praticar a interdisciplinaridade, em 2012 este tema é ainda muito discutido.

Augusto e Caldeira(2007) apontam que entre as dificuldades encontradas em realizar um projeto interdisciplinar estão: a falta de tempo coletivo para discussões e formações entre os colegas, falta de conhecimento dos conteúdos de outras disciplinas, desinteresse e indisciplina dos alunos.


Na teoria deve haver comunicação entre os professores para que possam agir e planejar em conjunto ações integradas,...
tracking img