Interdisciplinaridade e arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O artigo tem como tema de investigação as políticas educacionais com ênfase na interdisciplinaridade como aliada no ensino-aprendizagem. O estudo se justifica por sua atualidade e preocupação de formar profissionais preparados para esta ação metodológica.
O problema que orienta a reflexão procura elucidar a seguinte questão: como unir o ensinar e o aprender com uma realmotivação e satisfação por parte tanto do aluno quanto do professor. O objetivo do trabalho é, portanto, integrar os conteúdos e as disciplinas para maior desenvolvimento do aluno na aprendizagem.
A análise da questão proposta se apóia nos argumentos teóricos de Ivani Fazenda, com base nos estudos de Jean Piaget.
O trabalho se organiza da seguinte forma: significados dos conceitos correlacionados,fundamentação teórica, metodologia da interdisciplinaridade, formação do professor, breve compreensão sobre a arte na escola.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Multi, Inter e Transdisciplinar
O termo interdisciplinaridade é muito comum aos nossos ouvidos. Professores e educadores são incentivados a criar propostas que diminuam a fragmentação imposta pela escola tradicional que se mantém em nossas escolas.Porém, grandes dúvidas surgem diante desta proposta o que acarreta em projetos chamados interdisciplinares, mas na realidade são multidisciplinares.
Segundo Piaget, as relações entre as disciplinas podem ocorrer em três níveis: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdiciplinaridade. Para Japiassú (1979), a multidisciplinaridade se caracteriza por uma ação simultânea de váriasdisciplinas em torno de uma temática comum. Essa atuação, no entanto, ainda é muito fragmentada, na medida em que não se explora a relação entre os conhecimentos disciplinares e não há nenhum tipo de cooperação entre as disciplinas. “Poder-se-ia dizer que na Multidisciplinaridade as pessoas, no caso as disciplinas do currículo escolar, estudam perto, mas não juntas. A idéia aqui é de justaposição”(ALMEIDA FILHO, 1997, p.86).
Na interdisciplinaridade, estabelecemos uma interação entre duas ou mais disciplinas. O ensino baseado na interdisciplinaridade proporciona uma aprendizagem muito mais estruturada e rica, pois os conceitos estão organizados em torno de unidades mais globais, de estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias disciplinas.
Na transdisciplinaridade, acooperação entre as várias disciplinas é tanta, que não dá mais para separá- las: acaba surgindo uma "macrodisciplina". Nildo Ribeiro Nogueira (2001) coloca que a finalidade a ser atingida é comum a todas as disciplinas e interdisciplinas.

2.2. Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade surgiu nas últimas décadas século XX, pela necessidade de dar uma resposta à fragmentação imposta na época. Asciências haviam se dividido em muitos ramos e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, um diálogo entre elas, embora não resgatasse ainda a unidade e a totalidade. Desde então, o conceito de interdisciplinaridade vem se desenvolvendo também nas ciências da educação. No Brasil, o conceito de interdisciplinaridade chegou, inicialmente, através do estudo da obra de Georges Gusdorf e,posteriormente, de Piaget. O primeiro autor influenciou o pensamento de Hilton Japiassu e de Ivani Fazenda.

2.2.1. Fundamentação teórica
A maioria dos países ocidentais vem debatendo a questão da interdisciplinaridade, tanto no que se refere à organização profunda dos currículos quanto à formação de educadores.
Embora desde a década de 70 as reformas na educação brasileira mostrem a necessidade de umaprática interdisciplinar, ela não tem sido bem compreendida (Fazenda, 1979, 1984).
Nas décadas de 70 e 80, contávamos com um número reduzido de pesquisas na temática da interdisciplinaridade e com uma bibliografia pouco difundida. No final dos anos 80 e início dos 90, porém, começam a surgir centros de referência reunindo pesquisadores em torno da interdisciplinaridade na educação. É o...
tracking img