Interdisciplinaridad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIGEM DA MATEMATICA

Odílio Grigorio dos Santos
Prof. Tadeu Cavalcante Reis
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – Uniasselvi
Matemática/Licenciatura (MAD 0641) Trabalho de Graduação
15/06/2010

RESUMO:



A contextualização e a interdisciplinaridade constituem hoje princípios norteadores para a organização de um currículo porcompetências. Podemos entender a interdisciplinaridade como a interação entre os saberes e, a contextualização como um principio orientador do currículo que tem por objetivo da significado ao entorno do aluno, uma vez que o conhecimento disciplinar não deve ser entendido como um conjunto de conhecimento isolados, prontos e acabados, mas sim uma construção da mente humano em continua mudança.Palavras-Chaves: Contextualização, Interdisciplinaridade, Ensino - aprendizagem.






1 INTRODUÇÃO:


A Contextualização e a Interdisciplinaridade constituem hoje princípios norteadores para organização de um currículo por competências. Assim pode-se entender a interdisciplinaridade como a interação entre saberes, independente de separação por disciplinas. A contextualização é umprincipio orientador de currículo que tem por objetivo dar significado ao entorno do aluno, uma vez que, no que tange ao ensino disciplinar os PCN’s sugerem que o conhecimento disciplinar não deve ser entendido como um conjunto de conhecimento isolados, pronto e acabados, mas sim uma construção da mente humana em continua mudanças.

Atualmente, no processo de ensino-aprendizagem de matemática,questão sobre contextualização e interdisciplinaridade são muito debatidos, porém percebemos que um dos grandes desafios encontrados no contexto escolar é como trabalhar com esses conceitos, se os professores não têm, com clareza conhecimento dos significados dos termos e das metodologias inerentes.

Na prática pedagógica a contextualização e interdisciplinaridade alimentam - se mutuamente,por isso o tratamento das questões trazidas pelos temas sociais expõe as inter-relações entre os objetos de conhecimento, de forma que não é possível fazer um trabalho contextualizado tomando-se uma perspectiva disciplinar rígida, ou seja, a busca de temas que propiciem um ensino contextualizado, no qual o aluno possa vivenciar e aprender com a integração de diferentes disciplinas pode possibilitarao aluno a compreensão tanto dos processos matemáticos, em si, quanto de um conhecimento matemático sem fronteiras disciplinares.

Como a qualidade do ensino da matemática atingiu, talvez seu mais baixo nível na historia educacional do país, pode-se perceber que a educação atual passa por um momento de reflexão acerca das possibilidades de um ensino mais significativos na tentativa desuperar velhos processos de ensino que não atendem as expectativas dos professores e dos alunos no processo ensino aprendizagem

Hoje parece ser consenso geral a necessidade de ensinar de forma contextualizada. Muitos acham que contextualizar é encontrar aplicação praticas para a matemática a qualquer preço. Desta concepção resulta que um conteúdo que não se consegue contextualizar, não servepara ser ensinado.,

Logo nas séries iniciais do ensino fundamental já é possível verificar alunos representando a matemática como disciplina difícil; por outro lado os professores afirmam que a matemática é difícil de ser ensinada de uma forma que facilite a compreensão do educando. Através disso, é possível constatar que a matemática está impregnada de crença e mitos que foram sendoconstruído num processo de relações por meio das representações que se tem a respeito dela.

A matemática desempenha papel fundamental no desenvolvimento cultural e na sua inserção no sistema de referencia do grupo ao qual pertence. Porém, a maneira como tem sido ensinada, provoca grandes danos em relação ao seu aprendizado. Por isso os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, foram...
tracking img