Interdisciplinar matemática e quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUÍMICA
Algumas doenças infecciosas, como a dengue, são causadas por um arbovírus da família Flaviridae. São conhecidos quatro tipos de vírus da dengue, denominados DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4; os três primeiros já produziram epidemias no Brasil. A doença, transmitida ao homem pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti, não tem tratamento específico, mas os medicamentosfreqüentemente usados contra febre e dor devem ser prescritos com cautela. Na tabela abaixo são apresentadas informações sobre dois medicamentos:
[pic]
Questão 1
Na estrutura do paracetamol está presente a seguinte função da química orgânica:
(A) éter (B) amida (C) cetona (D) aldeído

Questão 2

O número de átomos existente em uma amostra de 1g de ácido acetilsalicílico éigual a:
(A) 3,3 × 1021 (B) 7,0 × 1022 (C) 6,0 × 1023 (D) 1,3 × 1025

Questão 3
Para estudar o metabolismo de organismos vivos, isótopos radioativos de alguns elementos, como o 14C, foram utilizados como marcadores de moléculas orgânicas. Podemos demonstrar, experimentalmente, utilizando a glicose marcada com 14C, o acúmulo de produtos diferentes da glicólise na célula muscular, napresença ou na ausência de um inibidor da cadeia respiratória mitocondrial. O cátion que apresenta o mesmo número de elétrons do 14C é:
(A) N+ (B) C++ (C) P+++ (D) Si++++

Questão 4
Alguns compostos químicos são empregados como coagulantes na remoção de impurezas em processos de tratamento de água. Um sal inorgânico, largamente utilizado emtais processos, pode ser obtido por meio da neutralização total entre as seguintes substâncias:
– hidróxido do metal de maior eletronegatividade do terceiro período da tabela periódica;
– oxiácido contendo o elemento enxofre em seu estado de oxidação mais alto.
A fórmula desse sal está indicada em:
(A) Al2(SO4)3 (B) Al2(SO3)3 (C) Ga2(SO4)3 (D) Ga2(SO3)3

Questão 5
A águaoxigenada consiste em uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio, que se decompõe, sob a ação da luz e do calor, segundo a equação química:

[pic]
Em um experimento, foi monitorada a quantidade de peróxido de hidrogênio em três frascos idênticos – A, B e C – de 1 L de água oxigenada, mantidos em diferentes condições de luminosidade e temperatura. Observe os resultados no gráfico:

[pic]
[pic]Na condição em que ocorreu a menor taxa de decomposição do peróxido de hidrogênio, a velocidade média de formação de O2 , em mol.ano-1, foi igual a:
(A) 1 (B) 2 (C) 6 (D) 12

Questão 6
Explosivos, em geral, são formados por substâncias que, ao reagirem, liberam grande quantidade de energia. O nitrato de amônio, um explosivo muito empregado em atividades demineração, se decompõe segundo a equação química:
[pic]
Em um teste, essa decomposição liberou 592,5 kJ de energia e produziu uma mistura de nitrogênio e oxigênio com volume de 168 L, medido nas CNTP. Nas mesmas condições, o teste com 1 mol de nitrato de amônio libera, em quilojoules, a seguinte quantidade de energia:
(A) 39,5 (B) 59,3 (C) 118,5 (D) 158,0Questão 7
A composição do leite colocado à venda para consumo humano pode ser, eventualmente, adulterada. Um dos processos de adulteração consiste na adição de hidróxido de sódio para reduzir a acidez causada pelo ácido láctico formado pela ação de microrganismos. A equação química abaixo representa o processo de neutralização desse ácido pelo hidróxido de sódio.
[pic]
Considere umaconcentração de 1,8 g.L-1 de ácido láctico em um lote de 500 L de leite. Para neutralizar completamente todo o ácido contido nesse lote, utiliza-se um volume, em litros, de solução aquosa de hidróxido de sódio de concentração 0,5 mol.L-1, correspondente a:
(A) 20 (B) 40 (C) 60 (D) 80

MATEMÁTICA e QUÍMICA

Questão 8
Em uma estação de tratamento de efluentes, um...
tracking img