Interdisciplinar de logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É LOGÍSTICA REVERSA?
A logística reversa é uma nova área da logística empresarial que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais após sua venda e consumo, assuas origens, agregando valor aos mesmos. Dentro do contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais apósseu uso, amenizando os prejuízos causados ao meio-ambiente pelo grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos. Diante da importância do tema e da carência de literatura sobre o assuntoo presente trabalho tem por objetivo destacar alguns conceitos básicos sobre logística reversa.
COMO FUNCIONA LOGÍSTICA REVERSA?
Logística reversa é um processo que pode ser dividido em variasetapas: envolve compra e venda devolução de mercadoria por motivos de desistência ou de defeito e, finalmente, se preocupar com o destino de um produto ao final de sua vida útil. A preocupação da logísticareversa é fazer com que o material, sem condições de ser reutilizado, retorne ao seu ciclo produtivo ou para o de outra indústria como insumo, evitando uma nova busca por recursos na natureza epermitindo um descarte ambientalmente correto. Parece simples e inteligente, mas o processo ainda não funciona bem.
BENEFÍCIOS? (VANTAGENS E DESVANTAGENS)
* VANTAGENS:
Logística reversa podeproporcionar reduções de custos e é um grande retorno para empresas. O reaproveitamento de materiais reciclável, como embalagens retornáveis vem trazendo cada vez mais ganhos que estimulam novas iniciativas eesforços nos processos de logística reversa.
Um fator importante é que os clientes valorizam empresas que possuem politicas de retorno de produtos, como isso garante o direito de devolução ou trocade produto. Esse processo envolve uma estrutura para recebimento, classificação e expedição de produtos retornados, bem como um novo processo no caso de uma nova saída desse mesmo produto. As...
tracking img