Interdiciplinaridade no contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR:
PLURALIDADE CULTURAL

Fabiani Herzer
Prof. Eliane da Silva Kolling
UNIASSELVI /Temas Transversais
06/07/2012


Resumo

A sociedade brasileira é multicultural e também possuidoras de desigualdades no acesso a bens econômicos e culturais por parte dos diferentes grupos. A escola é importante nesse processo e cabe aos professores conduzirem oprocesso como um todo. O próprio professor se vê perdido frente ao emaranhado de informações e exigências superiores a que é submetido. O professor não deve ser apenas como um ser passivo e mecanizado a passar conteúdos, mas ativos, capazes de agir na sociedade, principalmente na diversidade.

Palavras-chave: Pluralidade Cultural; Temas transversais; Interdisciplinaridade.

1 INTRODUÇÃO.O que denota-se alguns apontamentos iniciais, tais como: a escola se encontra marcada por práticas cultural e historicamente arraigadas, bem como por teorias que deslocaram a responsabilidade da escola para o aluno, além de currículos e formação de professores insuficientes.

A escola possui grande parcela de responsabilidade na sociedade, principalmente por que é através dela que luta-secontra os males sociais, e contra a violência, que em que pode resultar a disputa étnica, religiosa e social, quando a intolerância e o desequilíbrio são levados ao extremo, expressa-se em números: sabe-se que 80% das guerras que ocorrem hoje derivam da intolerância étnica e religiosa em conflitos internos.

Nesse paper tratar-se-á sobre interdisciplinaridade, contexto escolar e pluralidadecultural.
2 MULTICULTURALIDADE E DOCÊNCIA

Reconhecer que a sociedade brasileira é multicultural significa compreender a diversidade étnica e cultural dos diferentes grupos sociais que a compõem. Entretanto, significa também constatar as desigualdades no acesso a bens econômicos e culturais por parte dos diferentes grupos, em que determinantes de classe social, raça, gênero e diversidade culturalatuam de forma marcante. (CANEN, 2001, p. 207).

É importante destacar que os professores no anseio de passar conteúdo, acabam por ser os principais silenciadores da diversidade cultural, pois “as expectativas docentes com relação ao desempenho de alunos de padrões culturais distintos dos dominantes são, muitas vezes, permeadas de estereótipos que se refletem em práticas docentes que, sob o véuda neutralidade técnica, legitimam o silenciar das diferentes “vozes” que chegam a nossas escolas.” (CANEN, 2001, p. 208). Cabendo ressaltar as ações que celebrem as práticas culturais ao invés de abafa-las.

Assim o próprio professor se vê perdido frente ao emaranhado de informações e exigências superiores a que é submetido. Canen destaca algumas indagações que devem ser realizadas frenteessa situação:

- De que forma as diferentes abordagens de formação docente para a diversidade cultural propõem trabalhar a pluralidade dos universos culturais dos alunos de nossas escolas? Que potenciais apresentam na preparação de professores em uma perspectiva de transformação do fracasso escolar?
– O que constituem os chamados universos culturais dos alunos que chegam às nossas escolas,segundo autores na área e as percepções e representações docentes, manifestas no cotidiano escolar? Em que medida esses universos culturais têm sido percebidos como norteadores do planejamento curricular e das práticas pedagógicas empreendidas?
– Que tipos de prática pedagógica, bem como variáveis intra-escolares para além da sala de aula, poderiam favorecer a expressão desses universos? Emcontrapartida, que pressupostos informam aquelas que reproduzem o seu “silenciar”? Como incorporar as reflexões acima em estratégias que viabilizem uma formação de professores comprometida com um projeto de competência pedagógica que valorize a diversidade cultural, contribuindo para a minimização do fracasso escolar? (CANEN, 2001, p. 208-209).

Essas questões remetem o professor questionar a sua...
tracking img