Interdiciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia

JosIane de Lana claudino nascimento

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
A origem, conceito e o valor da interdisciplinaridade.



Rondonópolis-MT
2012



JosIane de Lana claudino nascimento

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
A origem, conceito e o valor da interdisciplinaridade.

Trabalho Interdisciplinar apresentado asdisciplinas de Ensino e Alfabetização II; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino das Artes e Música e Ensino da Natureza e Sociedade .... da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Rondonópolis-MT
2012
A origem, conceito e o valor da interdisciplinaridade

Para se falar sobre a interdisciplinaridade faça-se necessário entender como se deu a sua origem, seu conceito e seu valor.
Emboraainda não se tenha uma teria única sobre a interdisciplinaridade, esse movimento pode ser dividido em três décadas: 1970, 1980 e 1990.
Segundo Fazenda (1999) pode-se dividir o estudo da interdisciplinaridade em: “1970 – construção epistemológica da interdisciplinaridade, em busca de uma explicação filosófica procuravam a definição da interdisciplinaridade. 1980-explicação das contradicçõesepistemológicas decorrentes dessa, construção em busca de uma diretriz sociológica, tentar explicar um método para a interdisciplinaridade.1990-construir uma nova epistemologia, a própria da interdisciplinaridade, em busca de um projeto antropológico, construção de uma teoria da interdisciplinaridade”.
Este movimento teve sua origem na Europa, por volta de 1960 época em que os movimentos estudantisreivindicavam um novo estatuto de universidade e escola principalmente na França e Itália.
Já no Brasil a interdisciplinaridade chegou no final dos anos sessenta, conforme Fazenda (1999) esta veio com uma series de distorções, foi vista mais como um modismo uma palavra de ordem a ser explorada, usada e consumida por aqueles que se lançam ao novo sem avaliar a aventura; esta autora ainda relataque no inicio da década de 1970, a preocupação fundamental era de uma explicação terminológica- técnica da interdisciplinaridade.
As primeiras discussões aqui no Brasil foram lançadas por Georges Gusdorf que apresentou um projeto de pesquisa interdisciplinar para as ciências humanas. Tendo como proposta indicar as principais tendências de pesquisa nas ciências humanas, no sentido desistematizar as metodologias e os enfoques das pesquisas realizadas pelos pesquisadores.
No entanto a primeira produção significativa sobre a interdisciplinaridade foi realizada por Hilton Japiassu que publicou o livro ‘Interdisciplinaridade e Patologia do saber’ em 1976.
Onde segundo Japiassu (1976) fazia uma reflexão sobre as estratégias interdisciplinares, baseadas nas experiências realizadas naqueleperíodo, além de apresentar os principais questionamentos a respeito da temática e seus conceitos.
Nesse sentido, tentaríamos apresentar as principais motivações desse empreendimento, bem como as justificações que poderão ser invocadas em seu favor. Tudo isso, no contexto de uma epistemologia das ciências humanas, às voltadas com suas ‘crises’ e com seus impasses metodológicos. A resolução dessascrises coincide pelo menos em parte com os objetivos que se propõe o método interdisciplinar. JAPIASSU (1976,p53)
Outro trabalho muito importante sobre a interdisciplinaridade foi realizado em 1970 por Ivani Fazenda como pesquisa de mestrado, que surgiu a partir de Japiassu e estudos sobre a interdisciplinaridade na Europa, onde seu primeiro estudo foi mais em tratar os aspectos relativos aconceituação a metodologia.
No que se refere a conceituação do termo interdisciplinaridade este não possui ainda um sentido único e estável, tratando-se de um conceito variável, não somente no nome mais no seu significado. Entender o termo interdisciplinaridade foi e ainda é muito discutido, pois existem varias definições dependendo do ponto de vista e da vivencia de cada um.
De acordo com o...
tracking img