Intercepitação

1071 palavras 5 páginas
I N T R O D U Z I N D O

H I D R O L O G I A

Capítulo

6
Interceptação

A

interceptação é a retenção de água da chuva antes que esta atinja o solo. A interceptação ocorre nas folhas da cobertura vegetal, em caules e ramos, no material vegetal em decomposição sobre o solo (serrapilheira), e em depressões impermeáveis. A água da chuva retida por interceptação fica disponível para a evaporação, e, portanto, o principal efeito da interceptação em uma bacia é aumentar a evaporação e reduzir o escoamento.

Relações entre interceptação e vegetação
A capacidade de interceptação depende das características da precipitação (intensidade, duração, volume), das características da própria cobertura vegetal (vegetação de folhas maiores possuem maior capacidade de interceptação), das condições climáticas
(quando há muito vento a capacidade de interceptação é diminuída), da época do ano
(por exemplo, no outono a capacidade de interceptação é praticamente nula em árvores de folhas caducas), entre outros.
O papel da interceptação no balanço hídrico de uma bacia é mais importante em regiões em que predominam chuvas de baixa intensidade. Nestes casos, a evaporação da água interceptada ocorre durante o próprio evento chuvoso. Em regiões com chuvas mais intensas o papel da interceptação no balanço hídrico é menor.
Alguns valores estimados para perdas por interceptação de acordo com o tipo de vegetação são:


prados, de 5 a 10% da precipitação anual;



bosques espessos, cerca de 25% da precipitação anual.

Alguns autores sugerem que se a chuva total de um evento for inferior a 1 mm, ela será interceptada em sua totalidade, e se for superior a 1 mm, a interceptação pode variar entre 10 e 40%.

W .

C O L L I S C H O N N



I P H - U F R G S

A quantificação de perdas devido à interceptação vegetal em uma floresta pode deve ser feita através do monitoramento acima e abaixo da copa das árvores. Neste caso é importante, também,

Relacionados

  • Análise pluviométricas entre throughfall e precipitação no campus ufam humaitá-am
    1110 palavras | 5 páginas
  • Doutor
    5192 palavras | 21 páginas
  • Sazonalidade e Interceptação da Chuva na Floresta Nacional em Caxiuanã - Amazônia Oriental.
    5192 palavras | 21 páginas