Interacoes medicamentosass

551 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO DE ANDRADE
CURSO: farmácia 6º período
PROF: Larissa Comarella
ALUNA: Cristiane de Jesus Rodrigues
DATA: 16/09/2012

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

1 ) Interação: Fenilbutazona e Varfarina
A interação entre esses fármacos acontece na distribuição, na qual a fenilbutazona (anti-inflamatório não-esteróide) compete com a varfarina (anticoagulante) no mesmo sítio de ligação à proteína plasmática. Neste caso, a fenilbutazona apresenta maior afinidade com as proteínas plasmáticas e deslocará uma porcentagem de moléculas da varfarina aumentando a fração livre deste e por se tratar de um anticoagulante esse efeito aumentado expõe o paciente ao risco de hemorragias.

2) Interação: Bicarbonatos Barbitúricos
O que ocorre nesta interação é que o bicarbonato aumenta excreção do barbitúrico por alcalinização. O bicarbonato de sódio é utilizado para aumentar a excreção de ácidos fracos em casos de intoxicação por barbitúricos.
3) Interação: Álcool Benzodiazepínicos
A interação entre álcool e benzodiazepínico é resulta num aumento do efeito dos dois componentes. Pois o álcool aumenta a taxa de absorção dos medicamentos benzodiazepínicos o que pode levar a um aumento do efeito depressor que este tipo de medicamento tem sobre o cérebro causando sedação, diminuição dos reflexos, e déficit de memória. Os riscos desta associação estão relacionados às tarefas que envolvem coordenação de motora e concentração.
4)Interação: Morfina e Naloxona
Nesta interação naxolona é um, antagonista competitivo dos receptores opióides. Usada em casos de overdose para evitar depressão respiratória fatal. Os efeitos depressores da morfina podem ser potencializados por alcalinizastes e antagonizados pela naloxona

5) Interação: Chumbo e EDTA
Envolve uma interação química direta entre a dos agentes tóxicos pois, metais pesados têm grande afinidade pelo EDTA, formando ligações fortes. Caso os níveis de chumbo no sangue sejam elevados em casos extremos de

Relacionados