INTERA ES TRITR FICAS NOS AGROECOSSISTEMAS

1164 palavras 5 páginas
INTERAÇÕES
TRITRÓFICAS NOS
AGROECOSSISTEMAS.

Joílson Silva Lima, Olienaide Ribeiro de Oliveira Pinto, Thiago
Barbosa Honorato, José Glauber Moreira Melo, Ciro de Miranda
Pinto.

Resumo


As interações ecológicas podem ser variáveis, tanto no tipo de organismos que s se relacionam de alguma maneira, como nos resultados dessas interações. As relações entre três níveis tróficos são denominadas interações tritróficas.



Sendo essa interações complexas de forma física, química ou semioquimica, sendo empregado ferramentas para o aprimoramento dos programas de manejo integrado de pragas, é necessário favorecer o equilíbrio natural das populações envolvidas diretamente nesse processo.

 Na natureza, esses seres vivos se relacionam ou interagem entre si e com o meio ambiente físico, para promover a troca de energia e nutrientes por meio das relações tróficas, formando as cadeias tróficas.  As interações ecológicas podem ser extremamente variáveis, as interações incluem todas as varias interações de ataque e defesa entre níveis tróficos, bem como a inter e intraespecíficas interações dentro de cada nível trófico.

Aspectos Importantes


Diversos estudos têm examinado diferentes possibilidades de integração tritrófica entre plantas, pragas e seus inimigos naturais. A interação entre predador e parasitoides num sistema tritrófico é fundamental importância, visto que, pode haver influência negativa do ponto de vista do uso do mesmo recurso entre esses dois organismos.



O Bicho-mineiro-do-cafeeiro que é uma presa relacionada a 8 espécies de parasitóides e 3 espécias de vespas predadoras. As vespas predadora alimentam-se das lagartas do bicho mineiro e, quando estão parasitadas, a população de parasitóides é influênciada negativamente pela ação das vespas predadoras.



Os compostos do metabolismo secundário são responsáveis por mediar interações entre esses organismos e são denominados SEMIOQUÍMICOS.



Podem ser dividido em aleloquimicos e feromônios atuam de

Relacionados