Interações medicamentosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Interações Medicamentosas

Do ponto de vista clínico todas as interações medicamentosas são importantes, as seguintes interações são as que geram problemas de maior gravidade entre medicamentos de todos os grupos estudados neste ponto são:

➢ Interações com antiinflamatórios não esteróides (AINES):

Os AINES inibem a síntese de prostaglandinas e tromboxanos e, desta forma, possíveisinterações podem ocorrer com fármacos que dependem de níveis séricos desses mediadores químicos, outro fator relevante é o alto gral de ligação protéica desse grupo farmacológico. Estes são considerados uma classe terapêutica importante, uma vez que são muito prescritos e, além disso são utilizados como auto-medicação, o que destaca o papel do farmacêutico especialmente na identificação deinterações medicamentosas. Um estudo realizado com voluntários sadios verificou que a administração por via oral 100mg de diclofenaco sódico reduziu a biodisponibilidade oral de 2g de Amoxicilina, devido a redução na absorção e aumentou em 18% a excreção renal da Amixicilina (Bergamaschi ET AL ., 2007)

A seguir um resumo das interações medicamentosas com AINES:

Com Antihipertensivos: diminuema ação dos antihipertensivos , pois inibem a síntese de prostaglandinas renais.

Com Diuréticos: reduzem a eficácia na secreção de sódio, podendo provocar um aumento na pressão arterial e afetar a atividade na renina plasmática.

Com Lítio: poderão aumentar a concentração plasmática do lítio por meio de redução da taxa de filtrado glomerular.

Com antimicrobianios: ocorrecompetição por ligação as proteínas plasmáticas e /ou inibição enzimática, aumentando os níveis plasmáticos dos antimicrobianos, reduzindo a absorção e aumentando a excreção com as penicilinas.

➢ Interações com antiinflamatórios esteróides (AIES)

De acordo com o potencial de significância clinica, forma selecionados com base na literatura as seguintes interações medicamentosas com AIES;antiácidos, agentes antidiabéticos (oral ou insulina), glicosideosdigitalicos e diuréticos. Nestas interações relatadas não há um destaque quanto a explicação dos prováveis efeitos e mecanismos envolvidos, porque não há relatos detalhados na literatura, de modo complementar, os cuidados na utilização dos contraceptivos deve sempre existir, pois o comprometimento de eficácia destes fármacos podem levar agravidez não planejada.

A seguir um resumo das interações medicamentosas com AIES:

Com Antimicrobianos: os principais mecanismos de interações que ocorrem co esse grupo farmacológico estão relacionados com a competitividade desses pela ligação as proteínas plasmáticas (sendo os fármacos que apresentam alto gral de ligação as mais afetadas) e a capacidade de alguns fármacos de inibir asenzimas do citocromo P450.

Temos como ex: lítio, digitoxina, digoxina, varfarina e dicumorol, podem apresentar toxicidade relevante quando associados aos inúmeros antimicrobianos devido a elevação das suas concentrações plasmáticas.

➢ Interações com Rifampicina

Alguns estudos clínicos demonstraram que a Rifampicina diminuiu os níveis sanguíneos de etinilestradiol e progesterona.A rifampicina é um potente indutor enzimático do citocromo P450 presentes no fígado o que ocasiona em aumento do metabolismo de alguns fármacos, como os anticoncepcionais. Mas esse é um estudo de relevância clínica pois a ineficácia contraceptiva leva a uma gravidez não planejada.

➢ Interações com Antiretrovirais

Com antiretrovirais: entre os fármacos desta classe farmacológica, osinibidores de proteases (IPS) são os que mais apresentam interações, quer com outros antiretrovirais, quer com fármacos antidepressivos, antimicrobianos, anticonvulsivantes e antiulcerosos.

➢ Interações com fármacos que atuam no Sistema Nervoso central (SNC)

Quando falamos de SNC já pensamos com cautela na utilização de fármacos, até porque fármacos podem causar dependência,...
tracking img