Interação humano-computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Interação humano-computador

Interação humano-computador (IHC, também conhecida como interação homem-computador) é o estudo da interação entre pessoas e computadores. É uma matéria multidisciplinar que relaciona a ciência da computação, artes, design, ergonomia, psicologia, sociologia, semiótica, lingüística, e áreas afins. A interação entre humanos e máquinas acontece através da interface doutilizador, formada por software e hardware. Ela é utilizada, por exemplo, para a manipulação de periféricos de computadores e grandes máquinas como aviões e usinas hidrelétricas.

O desempenho humano no uso de computadores e de sistemas de informação tem sido uma área de pesquisa e desenvolvimento que muito se expandiu nas últimas décadas. Isso tem sido feito usando-se poderosas ferramentascomputacionais na análise de dados coletados de acordo com métodos da psicologia experimental. Outras contribuições também advém da psicologia educacional, do design instrucional e gráfico, dos fatores humanos ou ergonomia, e bem mais recentemente, da antropologia e da sociologia.

A área de IHC começou com Donald Norman, psicólogo cognitivista que trabalhou o conceito de usabilidade. É possívelcitar três ondas durante a história da área de IHC:

* Primeira onda - voltada para fatores humanos. Estudo do usuário como um conjunto de mecanismos de processamento de informação. Foco no indivíduo. Criação de guias para desenvolvimento de interfaces, métodos formais e testes sistemáticas baseados em métricas.

* Segunda onda - voltada para atores humanos. Foco em grupos. Abordagensqualitativas e não mais quantitativas, prototipação e design contextual. Natureza holística da pessoa em dado ambiente.

-------------------------------------------------
* Terceira onda - foco em aspectos culturais e estéticos. Expansão do cognitivo ao emocional. Fatores pragmáticos sociais da experiência. Tecnologias ubíquas, móveis e pequenas. Tecnologia extrapola os limites do contexto de trabalho epassa a fazer parte da cultura, vida e casa das pessoas.
Álgebra Relacional –Linguagem de consulta formal
Linguagens de consulta formal são linguagens em que o usuário solicita informações à base de dados. Geralmente formam uma linguagem de mais alto nível que as linguagens de programação.
A Álgebra Relacional é uma linguagem de consulta formal, porém procedimental, ou seja, o usuário dá asinstruções ao sistema para que o mesmo realize uma seqüência de operações na base de dados para calcular o resultado desejado.
A Álgebra Relacional define operadores para atuar nas tabelas (semelhante aos operadores +, -, etc. da álgebra que estamos acostumados) para chegar ao resultado desejado.
A forma de trabalho desta linguagem de consulta é a de pegar uma ou mais tabelas (conformenecessidade) como entrada de dados e produzirá uma nova tabela como resultado das operações.

Funções da Álgebra Relacional

São definidas nove operações para se trabalhar com álgebra relacional: * Union –União;
Intersection– Intersecção;
Difference– Diferença, Subtração;
Product – Produto, Produto Cartesiano.Estas quatro operações são provenientes da teoria de conjuntos, da matemática.  * Select–Seleção;
Project– Projeção;
Join– Junção;
Divide – Divisão. Aplicam-se especificamente ao modelo de dados relacional.  * Assignment– Designação, Atribuição. É uma operação padrão das linguagens computacionais.
Utilizaremos a seguinte tabela como estudo de caso para exemplificar nossas operações:
EMPREGADO. Atribuindo um valor a uma nova tabela O objetivo do operador dedesignação/atribuição é atribuir o resultado de uma operação a uma nova relação.
Simbologia: <-------- Ex.: R <----- AUB
Sintaxe: := Ex.: R := union(B, C)  Operação de Seleção (Select) É utilizada para selecionar um subconjunto de tuplas numa relação que satisfaça uma condição de seleção predefinida.
Representação gráfica:

Simbologia:
Sintaxe: (Relação)
Exemplo: sal>=2500 (EMPREGADO)
A seleção...
tracking img