Interação humano-computador

Interação humano-computador

Interação humano-computador (IHC, também conhecida como interação homem-computador) é o estudo da interação entre pessoas e computadores. É uma matéria multidisciplinarque relaciona a ciência da computação, artes, design, ergonomia, psicologia, sociologia, semiótica, lingüística, e áreas afins. A interação entre humanos e máquinas acontece através da interface doutilizador, formada por software e hardware. Ela é utilizada, por exemplo, para a manipulação de periféricos de computadores e grandes máquinas como aviões e usinas hidrelétricas.

O desempenhohumano no uso de computadores e de sistemas de informação tem sido uma área de pesquisa e desenvolvimento que muito se expandiu nas últimas décadas. Isso tem sido feito usando-se poderosas ferramentascomputacionais na análise de dados coletados de acordo com métodos da psicologia experimental. Outras contribuições também advém da psicologia educacional, do design instrucional e gráfico, dos fatoreshumanos ou ergonomia, e bem mais recentemente, da antropologia e da sociologia.

A área de IHC começou com Donald Norman, psicólogo cognitivista que trabalhou o conceito de usabilidade. É possívelcitar três ondas durante a história da área de IHC:

* Primeira onda - voltada para fatores humanos. Estudo do usuário como um conjunto de mecanismos de processamento de informação. Foco no indivíduo.Criação de guias para desenvolvimento de interfaces, métodos formais e testes sistemáticas baseados em métricas.

* Segunda onda - voltada para atores humanos. Foco em grupos. Abordagensqualitativas e não mais quantitativas, prototipação e design contextual. Natureza holística da pessoa em dado ambiente.

-------------------------------------------------
* Terceira onda - foco em aspectosculturais e estéticos. Expansão do cognitivo ao emocional. Fatores pragmáticos sociais da experiência. Tecnologias ubíquas, móveis e pequenas. Tecnologia extrapola os limites do contexto de trabalho...