Intemperismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOTECNIA AMBIENTAL

INTRODUÇÃO SOLOS
NELSON SIQUEIRA NETO

Introdução
“A implantação de infraestrutura para suprir as necessidades do ser humano é a principal causa da degradação do solo, bem como o desconhecimento de engenheiros em relação ao comportamento do solo.” Nós, Engenheiros Ambientais, ou futuros, devemos saber o comportamento do solo para atuarmos em os mais diversos setores daeconomia como: mineração, planejamento urbano, tratamento de resíduos, indústrias alimentícias, plantações, usinas de biocombustível, construções, etc.

“O Engenheiro Ambiental é profissional que busca equilibrar do desenvolvimento humano, com a preservação de recursos naturais (renováveis ou não-renováveis). Temos, por princípio, que garantir que nossos filhos, netos, tenham a mesmaoportunidade que temos hoje. Obviamente que queremos crescer, desenvolver, pois somos humanos, mas lembramos que nossos descendentes, por também serem humanos, terão a mesma vontade que temos de se desenvolver.” Na GEOTECNIA AMBIENTAL veremos como podemos mitigar ou eliminar impactos ambientais decorrentes do uso e ocupação de solos.

1. Conceitos Básicos
A. INTEMPERISMO

B. CLASSIFICAÇÃO DO SOLOQUANTO À ORIGEM E FORMAÇÃO - Quanto à formação (gênese):

-

Quanto à mineralogia (composição química) minerais encontrados nos solos são os mesmo da rocha-mão (primários) além dos que se formaram na decomposição (secundários)  Pedregulhos e areias e siltes: minerais da rocha-mãe ou secundários  Argilas: minerais argílicos

 Os

C. IDENTIFICAÇÃO VISUAL E TÁTIL DOS SOLOS


TATO


PLASTICIDADE


Esfrega-se uma porção do solo na mão. As areias são ásperas, as argilas parecem com um pó, quando secas, e com sabão quando úmidas. Moldar bolinhas ou cilindro de solo úmido. As argilas são moldáveis, já as areias e siltes não. As argilas são resistentes a pressão dos dedos, enquanto os siltes e areais não são.



RESISTÊNCIA DO SOLO SECO


 SECANDO


Asargilas, quebram em partes, já a areia e o silte pulverizam-se.

 DISPERSÃO


EM ÁGUA

Misturar uma porção de solo seco com água em uma proveta, agitando-a. As areais depositam-se rapidamente, enquanto que as argilas turvam a suspensão e demoram para sedimentar. Esfregar uma pequena quantidade de solo úmido na palma de uma das mãos. Colocar a mão sob uma torneira aberta e observar afacilidade com que a palma da mão fica limpa. Solos finos se impregnam e não saem da mão com facilidade.

 IMPREGNAÇÃO




O SOLO É CLASSIFICADO COMO ARGILOSO QUANDO SE APRESENTA BASTANTE PLÁSTICO EM PRESENTAÇA DE ÁGUA, FORMANDO TORRÕES RESISTENTES AO SECAR. JÁ OS SOLOS SILTOSOS, QUANDO SECOS, SE ESFARELAM COM FACILIDADE; OS SOLOS ARGILOSOS SE DESMANCHAM NA ÁGUA MAIS LENTAMENTE QUE OS SOLOSSILTOSOS. OS SOLOS SILTOSO, POR SUA VEZ, APRESENTAM DILATÂNCIA MARCANTE, O QUE NÃO OCORRE COM OS SOLOS ARGILOSOS.



D. ESTRUTURAS DOS SOLOS

E. CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
1. Granulometria (NBR 7.181/84)
Ensaio de Granulometria - peneiramento (grosso e fino) - sedimentação (partículas com diâmetro < 0,075 mm)


2. Tamanho das Partículas, segundo à ABNT

Dependendo do predomínio dasfrações os solos recebem diferentes nomenclaturas, como por exemplo: ARGILA ARENOSA OU SILTE ARGILOSO

3. Função do Solo O solo tem uma função diferente, dependendo dos “olhos” de quem vê. Um agrônomo tem olhos diferentes de um Engenheiro Civil, e por consequente tem olhos diferentes de um Geólogo, ou mesmo um Engenheiro de Minas.

Exemplos de Utilização
 AGRÔNOMO


PLANTAR

ENGENHEIRO


DE MINAS AMBIENTAL

EXTRAÍR MINÉIROS DEPOSITAR RESÍDUOS INVESTIGAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS

 ENGENHEIRO
 

 ENGENHEIRO


CIVIL

CONSTRUIR EDIFÍCIOS

F. AMOSTRAGEM DE SOLOS
Para que a análise de solo tenha resultados confiáveis, é necessário que a amostragem seja correta
1.
    

Objetivos
PESQUISA MINERAL FERTILIDADE INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL SONDAGEM SPT...
tracking img