INTELIGÊNCIA COMPETITIVA POR MEIO DO MONITORAMENTO DAS MÍDIAS SOCIAIS

3265 palavras 14 páginas
COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS

A competitividade empresarial significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado. Ela se baseia na capacidade de as empresas satisfazerem as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado objetivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada (ADMINISTRADORES, 2011).
Falar sobre competitividade empresarial é falar a respeito de inteligência competitiva, então, é preciso entender o que isso significa:

Inteligência competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo (ADMINISTRADORES, 2011, p. 1) .

O objetivo da inteligência competitiva é ampliar as condições de competitividade de uma empresa, reorientando seu modelo de negócios, suas metas, planejamentos, etc. Através da inteligência competitiva os fragmentos de informação oriundos de diferentes fontes são trabalhados de maneira estratégica, permitindo antecipar-se às tendências de mercado, propiciando a evolução do negócio em comparação com os concorrentes.
Assim, com a utilização da inteligência competitiva, as organizações possuem reais condições de detectar e avaliar ameaças e oportunidades e definir qual será a sua estratégia competitiva.
A inteligência competitiva permite que as empresas possam efetivamente exercer a proatividade, ao invés de esperar para reagir aos fatos, o que acontece com frequência no mundo dos negócios.
Algumas das vantagens da inteligência competitiva, independentemente do tamanho da empresa são:

• Minimizar surpresas advindas dos concorrentes.
• Identificar oportunidades e ameaças.
• Obter conhecimento relevante para formular o planejamento.
• Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência.

Relacionados