Inteligencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Inteligência

Existem muitas definições do conceito de inteligência, mas elas podem ser classificadas em três tipos:

⇨ Capacidade de resolver problemas novos: o indivíduo mais inteligente seria aquele que mais facilmente conseguisse conceber novas maneiras de enfrentar uma situação, sendo capaz de modificar seu comportamento em função das exigências da situação.

⇨ Capacidade deaprender: neste caso, o indivíduo mais inteligente seria aquele que consegue aprender mais e mais depressa.

⇨ Capacidade de pensar abstratamente, isto é, de utilizar adequadamente conceitos e símbolos nas mais variadas situações.

Essas definições são mais complementares do mutuamente excludentes.

O contraste, a abstração, a inferência, a busca de similaridades e diferenças constituemmecanismos-chave da inteligência. Tais mecanismos podem se manifestar no raciocínio, na resolução de problemas e na aquisição de novos conceitos. Sempre que o problema implicar complexidade, novidade, incerteza, manipulação mental ou a lembrança de partes relevantes de informação, a inteligência será necessariamente posta em jogo (Colom, 2008).

A inteligência constitui uma capacidadeintegradora da mente, que permite pensar abstratamente, raciocinar, planejar, resolver problemas, compreender ideias complexas e aprender com a experiência. A inteligência reflete uma capacidade ampla e profunda para compreender o meio ambiente: perceber, dar sentido às coisas ou imaginar o que deve ser feito.

Raciocínio e Inteligência

Inteligência: conjunto de processos cognitivos que engloba desdea recepção da informação até a elaboração da resposta, passando pela codificação, memorização, aprendizagem, evocação e relacionamento da informação.

O raciocínio se situa preferencialmente nos componentes de tratamento da informação, isto é, no estabelecimento de relações entre as várias partes que compõem o problema.

Raciocínio e pensamento ou compreensão

De um modo geral, os autorestomam o conceito de pensamento ou compreensão como um processo de extração de informação relevante da situação-problema, com vistas a sua resolução.

Resumo

O pensamento é uma capacidade intermediária entre o raciocínio e a resolução de problemas. Num plano bastante básico, o raciocínio se refere à apreensão de relações e à sua aplicação; o pensamento se refere à utilização do raciocínio diantede uma situação concreta (o problema), fazendo uso das informações anteriormente adquiridas com vistas à solução do problema; ao utilizar os dois processos anteriores uma pessoa pode conseguir ou não o sucesso desejado, isto é, o problema pode ou não ser efetivamente resolvido.

As várias abordagens da inteligência

De uma forma geral, a inteligência tem sido estudada sob três diferentesenfoques: o psicométrico, o desenvolvimentalista e o cognitivista.

O modelo psicométrico valoriza a mensuração da inteligência, para descrevê-la em termos de correlações com outras variáveis.

O modelo desenvolvimentalista é mais próximo da visão biológica evolutiva dos seres vivos em que a inteligência é vista como o elemento principal que promove a adaptação do indivíduo ao meio. Propõedescrições da evolução das estruturas e funções cognitivas. O principal expoente é Jean Piaget.

E o modelo cognitivista propõe descrições funcionais do processamento da informação. Atualmente a psicologia cognitiva tem se aproximado cada vez mais da neurociência, originando a neurociência cognitiva, produzindo estudos sobre a localização das estruturas cerebrais e descrição dos mecanismosneurofisiológicos subjacentes às estruturas e funções cognitivas.

O modelo psicométrico

Analogia com bebidas alcoólicas.

Pode-se testar vários atributos das bebidas como fonte da embriaguês, como a cor, o cheiro, o gosto; mas o fator comum a todas as bebidas é o álcool.

É esse fator que explica as diferenças entre as diferentes bebidas quanto ao efeito da embriaguês.

Esse fator explica porque...
tracking img