Inteligencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é inteligência

Inteligência esse nome vem do latim “intelligentia”, que por sua vez nasce do verbo “intelligere”, formado por “inter” = “tra” e “legere” = ler, captar, “sacar” e também “ligar”. A Inteligência então é a capacidade de ler por entre as linhas e de interligar idéias não explicitamente relacionadas. Ela pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar,resolver problemas, abstrair e compreender idéias, linguagens e aprender. Uma pessoa inteligente ela colhe os pensamentos, é capaz de raciocínios abstratos, sabe planejar e criar estratégias.



Inteligência fatorial

A análise fatorial é um método estatístico para separar um construto – a inteligência, neste caso – em muitos fatores ou habilidades hipotéticas que os pesquisadoresacreditam formar a base das diferenças individuais no desempenho nos testes. Os fatores específicos derivados, naturalmente, ainda dependeriam das perguntas específicas formuladas e das tarefas avaliadas

Dentre as teorias fatoriais mais competitivas, as principais são, provavelmente, as de Spearman, Thurstone, Guilford, Cattell, Vernon e de Carroll.

Spearman: fator “g” - a teoria da existência de umfator geral que governa o grau de inteligência de um indivíduo está baseada em argumentos como correlações múltiplas positivas. O fator “g” seria hereditário, não podendo ser alterado e mensurável pelos psicólogos. Há uma alta correlação entre QI e tarefas cognitivas simples.

Segundo Sternberg , Charles Spearman é reconhecido pelo mérito de idealizador da análise fatorial. Através de seusestudos analíticos fatoriais, concluiu que a inteligência pode ser compreendida tanto em função de um único fator geral, como em função de um conjunto de fatores específicos, estando eles envolvidos no desempenho de um único tipo de teste de capacidade mental. Porém, para Spearman, os fatores específicos são apenas de interesse casual, devido a restrita aplicabilidade. Já o fator geral por eledenominado fator “g”, fornece a chave para a compreensão da inteligência e acreditava que "g" fosse devido à “energia mental”.



Goodman e Gardner


1 O filosofo Nelson Goodman queria entender por que algumas pessoas são criativas e outras não.Em seu trabalho expandiu o conceito de inteligência,





4


2 passando da pergunta “Quanto ela/ele é inteligente ?” para “comoela/ele é inteligente?”.A motivação e o interesse na tarefa imediata imergiram como influencias importantes ,juntamente com concentração, intenção,finalidade, vontade e tenacidade.

Com Howard Gardner, estabeleceu um grupo de pesquisa em educação pela arte conhecido como Project Zero.
Fundado em 1967, este projeto se concentra no estudo sistemático do pensamento artístico e dacriatividade em arte assim como em disciplinas da área humana e científica em nível individual e institucional.
Howard Gardner, psicólogo que colaborou nas pesquisas de Goodman,pensava na inteligência como capacidade de solucionar problemas ou criar produtos , ele desenvolveu a relação que segue , das sete formas primárias da inteligência e todas as pessoas tem um pouco das 7 combinados dentro desi. No entanto cada pessoa tem um deles desenvolvido de modo mais forte e que se sobrepõe sobre os outros.
Os 7 tipos de inteligência identificados no trabalho de Howard Gardner são:


Inteligência Linguística

Onde as pessoas que possuem este tipo de inteligência tem uma grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na forma escrita. Elas além de terem uma grandeexpressividade, tem um alto grau de atenção e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das inteligências mais comuns.


Inteligência Lógica

Pessoas com esse perfil de inteligência tem uma alta capacidade de memória e um grande talento para lidar com matemática e lógica em geral. Elas tem facilidade...
tracking img