Inteligencia naturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTELIGENCIA NATURALISTA !

HOWARD GARDNER

Adicionada recentemente pelo psicólogo americano Howard Gardner (1999 ) a lista de inteligências múltiplas , a inteligência Naturalista .É a capacidade de reconhecer e classificar as espécies e organismos , animais e plantas do ambiente como também para cuidar deles , domesticá-las e interagir com eles , suas operação nuclear é oreconhecimento de certas espécies próximas e o estabelecimento de relações entre uma espécie e outra : os diferentes sistemas lingüísticos e taxonômicos para classificar plantas e animais . Codificousimbologicamente esta inteligência .
Todos nós nascemos como naturalistas , ansiosos para explorar o mundo através dos sentidos .Com facilidades inerentes à mente e ao corpo humano , experimentandonosso ambiente por meio de nossas percepções sensoriais .
Devemos lembrar ,no entanto ,que , se considerarmos a subjetividade com todas as suas características, habilidade se identificações emconstante movimento e construção , passível de transformações , não quer dizer que um resultado de avaliação de inteligências múltiplas é uma determinação do ‘’perfil’’ do sujeito . Os cuidadosnecessários podem dizer respeito a interpretação que muitas vezes se faz ao deparar com um numero maior de pontuação em um tipo especifico de inteligência apontado por Gardner.Não negamos a existência depredisposições de cada individuo , mas , além de não haver uma única , estas não determinam suas habilidades futuras . Estas habilidades ou competências dependem de múltiplos fatores ao longo da historiade vida , com identificações durante as experiências e oportunidades que fizerem parte dessa historia. Alem de cada um de nós ter uma vasta gama de potencialidades que podem ser desenvolvidas ou não, estas dependem das interações que acontecem ao longo das experiências de vida , e dos momentos mais diversos .
Reduzir um ser humano a um perfil é trazer apenas outra postura determinista...
tracking img