Inteligencia emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Este presente relatório refere-se a uma pesquisa realizada através de estudos sobre inteligência emocional, com enfoque nos comportamentos dos atletas inseridos no ambiente esportivo (ambiente natural em treinos e partidas disputadas pelo atleta) aplicando conceitos teóricos desenvolvidos ao longo da ciência.
A proposta deste é aplicar as habilidades práticas emocionais com basenos elementos da inteligência emocional. Segundo Goleman (1998), inteligência emocional é, “(...) a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos". O objetivo do trabalho propõe entender e transmitir os 5 (cinco) elementos da inteligência emocional em habilidades práticas no contextoesportivo. A seguir a apresentação dos elementos da inteligência emocional: 1. Auto-Conhecimento Emocional: reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem; 2. Controle Emocional: lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida; 3. Auto-motivação: dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal; 4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas:reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos; 5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais: interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.



2 DESENVOLVIMENTO
A apresentação de teorias relacionadas ao desenvolvimento mental, contribui para o aperfeiçoamento dos atletas além de suas expectativas físicas, táticas e técnicas trazendo um amadurecimento gradativosobre as emoções transmitidas dentro e fora do ambiente social específico inserido (mundo esportivo), contextualizando também uma expectativa psicológica de aprendizagem.
Segundo Abel Cortese (2010), existem habilidades práticas (educativas), que são aplicadas aos cinco (5) elementos da inteligência emocional. O primeiro elemento para Goleman é auto-consciência, segundo Cortese, é reconhecidaem 4 fases: 1. Inconsciência do fato; 2. Tomada de consciência; 3. Redimir-se ao fato; 4. Mudança corporal; buscando o auto-controle daquela determinada situação. Caracterizando o processo de Auto-Conhecimento Emocional para a educação do atleta.
O próximo elemento da inteligência emocional, é o Controle Emocional. Segundo Abel Cortese (2010), o segundo elemento proposto por Goleman, inicia-se natomada de consciência de um fato, e tem como objetivo responder adequadamente as mudanças no ambiente, para manter a harmonia nas relações interpessoais. O terceiro elemento para Goleman, é a Auto-motivação, caracterizada pela objetividade ou pela realização pessoal de cada indivíduo. Para Cortese (2010), a conduta da motivação deve ser dirigida até o fim do objetivo, de forma que possa encontrarsuperação para as dificuldades (cansaço e fracasso), aplicando-as em etapas, nomeada de elementos da motivação. Estes elementos são divididos em: motivo, auto-confiança, otimismo, entusiasmo, persistência e resistência, onde a união destes elementos fazem com que tenha uma aproximação do ideal ou até mesmo atingir o sucesso motivacional, trabalhando constantemente para a manutenção do mesmo.
Oquarto elemento proposto por Goleman, diz respeito à Reconhecimento de emoções em outras pessoas (empatia). Segundo Cortese (2010), o indivíduo deve praticar empatia independente de ser simpático ou antipático daquele fato, por conta disto calcula níveis de empatia, expostos à seguir: o primeiro é o reconhecimento do que o outro sente, o segundo é saber o motivo do sentimento do outro, terceiro éter a capacidade de entender o motivo neste contexto. Último e quinto elemento, Goleman nomeou de Habilidade em relacionamentos inter-pessoais, segundo Cortese (2010) é o conjunto de habilidades sociais envolvendo virtudes, como: liderança, trabalho em equipe, capacidade de persuadir, capacidade de cooperação, capacidade de serviço entre outras. Consolidando um de vários aompanhamento para...
tracking img