Inteligencia competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
XXXXX

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

Campus Virtual
2011
1 INTRODUçãO

Em 2005 a empresa em que trabalhoabriu uma filial na Espanha com a missão de expandir os negócios no continente Europeu. Com base em uma extensa pesquisa de mercado presencial e planejamento estratégico desenvolvido durante os 2 anosanteriores, os diretores não tiveram dúvida e aprovaram o inicio das atividades no velho continente. Meus 6 anos de trabalho no Departamento de Negócios Internacionais enfim foram reconhecidos com aoportunidade de ser 1 dos 3 executivos selecionados para este novo desafio.

2 A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

Durante nossa pesquisa de mercado juntamos uma grande quantidade de informaçõessobre nossos concorrentes, clientes potenciais e produtos presentes no mercado. Esta informação revelou que fornecedores não-europeus eram conhecidos como turistas, pois jamais uma empresa haviaconseguido ser reconhecida pela qualidade de seus produtos.
Vimos neste cenário uma grande oportunidade e a equipe iniciou imediatamente um trabalho de planejamento que consistia em abrir umescritório comercial encarregado de importar os produtos da fabrica brasileira e revendê-los ao mercado. A meta era tornar a marca reconhecida pela qualidade de seus produtos e demonstrar ao mercado que umaempresa brasileira, a maior fabricante latino-americana de produtos para reforma de pneus, não seria uma turista.
Aprovado o projeto, seguimos o planejamento a risca. Com informações que nemmesmos os concorrentes europeus possuíam, nos preparamos e abrimos em 2006 uma filial na Eslovênia. Com o mercado na zona Euro aquecido, nossos concorrentes estavam acomodados no Leste Europeu, epouca importância davam aos clientes nestes países. Nós, por outro lado, enxergamos o potencial de países em desenvolvimento e procuramos fortalecer nossa presença.
A terceira parte do...
tracking img