Inteligencia competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
"O importante é competir". Todos nós já ouvimos essa frase, sobretudo quando éramos crianças e perdíamos alguma disputa - fosse ela uma "Olimpíada de Matemática", uma prova esportiva, um jogo ou apenas uma brincadeira.

O fato é que a frase, que sintetiza o espírito olímpico difundido pelo Barão de Coubertin, considerado o "pai" dos Jogos na Era Moderna, realmente traz uma lição de vida. Mas oque significa, afinal, competir? Em essência, significa ter tido a garra e a ousadia para enfrentar obstáculos e fazer o melhor para vencer, seja qual for o resultado final. Significa saber que você deu o seu máximo. E isso é extremamente válido, principalmente no mercado de trabalho.

"Todo profissional precisa ser uma pessoa competitiva, porque precisa mostrar diferenciais. E competitividadenão se trata apenas de competir com o outro, mas consigo mesmo e com o seu próprio desempenho. Eu tenho de superar os meus gaps, colocar metas para mim, ultrapassar os meus desafios", afirma Adriana Calixto, psicóloga e analista de Recursos Humanos da Catho Online.

No mundo dos esportes, essa característica é intrínseca. Tanto que cada prova é chamada de competição. Os atletas competem com elesmesmos e contra todos os adversários. O nadador Ricardo Prado, medalhista olímpico em Los Angeles-1984, aponta que o esporte ensina a criança e forma um adulto diferenciado. "Eu acho que a vida é muito competitiva e o esporte logo cedo já mostra como lidar com essa questão, tanto do lado positivo quanto do negativo. E penso que ter essa competitividade é muito benéfico ao ser humano."

Quem levao aprendizado para o mundo dos negócios não se dá mal, segundo Adriana. "A competição faz parte. Pela ótica do consumidor, por exemplo, é ótimo. Há duas empresas alimentícias que vendem chocolate, uma disputa com a outra quem produz o melhor chocolate. Eu, como cliente, só vou sair ganhando. Essa questão é muito positiva. Quem tem competitividade nunca está parado."

LADO NEGATIVO?

Mas seráque pode haver uma competitividade negativa, aquela que ultrapassa os limites do bom-senso e passa a ser ruim?

Para o tenista Jaime Oncins, é preciso saber separar o que é competição dentro e fora de quadra. "É um ambiente super competitivo. Você tem um cara que pode ser seu amigo ali e no dia seguinte você vai fazer de tudo para ganhar dele - e ele para ganhar de você. Você tem de saber lidarcom todas as emoções que você acaba tendo", conta o ex-atleta olímpico, que garante ter aprendido a ser competitivo sem "puxar o tapete de ninguém" ou tornar-se um obcecado. "Eu tive a felicidade de jogar 16 anos como profissional e sempre soube entrar na quadra, dar tudo ali, lutar, brigar, ir até o fim. Mas saía da quadra e sabia apagar aquele momento. Avaliava o que tinha feito de bom e o quetinha feito de errado e trabalhava mais e mais. Se não for assim, a mente fica cansada, fica estressada."

Único medalhista olímpico do boxe brasileiro, Servílio de Oliveira é extremamente a favor do espírito competitivo, mas é crítico quando o assunto extrapola o tradicional "fair play" (conhecido no Brasil como espírito esportivo). "Eu acho que é sempre positivo ter competitividade, mas quemcompete negativamente fica com raiva e não é um bom atleta. É o cara que aprende a lutar na academia e vai bater nos outros na rua. Essa pessoa, na competição, não é de nada, porque ele não sabe competir de verdade. No boxe, os lutadores se pegam o tempo todo, mas terminou o round eles se abraçam, são amigos fora dos ringues."
[pic]

No ambiente de trabalho, a mesma coisa. Para Adriana, só nãovale ser desleal. E a competitividade só será negativa se o gestor permitir isso, porque a tendência é que predominem os benefícios. "Quando a gente fala em competitividade, se ela será positiva ou negativa, tudo vai depender da equipe em que você está trabalhando. Pessoas que funcionam somente sob uma competitividade mais agressiva, que estão sempre comparando o seu desempenho com o do parceiro e...
tracking img