Inteligencia artificial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Inteligência Artificial

INTRODUÇÃO
A Inteligência Artificial (I.A.), surgiu a partir dos estudos de Alan Turing, o pai da computação. Com o fim da segunda guerra mundial , mas precisamente na década de 50 ele publica um artigo onde propõe o “Teste de Turing”, dando início ao conhecemos hoje como Inteligência Artificial.
O Teste de Turing diz que um computador só poderia ser considerado“inteligente “ quando um entrevistador humano, conversando tanto com um humano invisível como um computador invisível, não consegue determinar quem é quem .
No início dos anos 70, a IA já oferecia técnicas robustas para o desenvolvimento de aplicações práticas envolvendo sistemas inteligentes, como por exemplo, sistemas que funcionam como o cérebro humano para reconhecer padrões complexos.
Embora umcomputador não possa ter experiências, estudar e aprender como um humano consegue, ela pode utilizar o conhecimento fornecido a ele por especialistas humanos. Esse conhecimento consiste em fato, conceitos teorias ,métodos heurísticos, procedimentos e relacionamentos.

CONCEITO
Há vários autores que descrevem sobre o conceito para a Inteligência Artificial.
É o ramo da ciência da computaçãoque se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. ( Ciriaco,2008)
Segundo Laudon e Laudon,p12, são sistemas baseados em computador ( hardware e software) que tentam simular o comportamento humano.
Para Turbam,2010 é o comportamento da máquina, que se realizado por um humanoseria considerado inteligente.
Porém, há um autor que define muito bem a I.A, ele diz: “a I.A. é o estudo de conceitos e técnicas que permitem aos computadores serem inteligentes”. ( Winston,1987)
A inteligência artificial é um subcampo da ciência da computação. Ela Gira em torno de duas básicas:
* Estudar os processos de pensamento humano e,
* Recriar esses processos por meio de máquinas,como computadores e robôs.
O objetivo final da Inteligência Artificial, é construir máquinas que imitem a inteligência humana.
Os sistemas de inteligência artificial incluem pessoas, procedimentos, hardwares, softwares, dados e conhecimento necessário para desenvolver sistemas computacionais e máquinas que demonstram características de inteligência.
Ramos da Inteligência Artificial
A IA éum amplo campo eu inclui várias áreas de especialidades, como robótica, sistemas de visão, processamento da linguagem natural, sistemas de aprendizagem, redes neurais e sistemas especialistas. Podemos ver bem exemplificado na figura abaixo:

Inteligência Artificial
Processamento da Linguagem Natural
Sistemas de Visão
Sistemas de Aprendizagem
Redes Neurais
Sistemas Especialistas
RobóticaROBÓTICA
A robótica envolve o desenvolvimento de dispositivos mecânicos ou computacionais que podem desempenhar tarefas físicas, amplificando a capacidade humana principalmente em ambientes perigosos, letais ou que exijam alto grau de precisão.
A robótica contemporânea combina tanto a capacidade de alta precisão da máquina quanto software sofisticados de controle.
São diversas as áreasde atuação da robótica, como por exemplo, na área militar onde um veículo sem condutor humano é utilizado para proteger e ajudar soldados. Ou na área médica, onde já se utiliza de robôs para as cirurgias, onde a incisão é menor proporcionando uma recuperação mais rápida ao paciente, dentre outras áreas

As diversas áreas de atuação dos robôs vêm levantando polêmicas, a principal é a de que umrobô possa se rebelar contra a humanidade. Para evitar este incomodo foram criadas as leis da robótica.
Leis essas que são:
-1ª:Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão, permitir que algum mal lhe aconteça.
-2ª:Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, exceto quando estas contrariarem a Primeira lei.
-3ª:Um robô deve proteger a sua integridade física, desde...
tracking img