Inteligencia artificial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inteligência Artificial – Resumo do Material
Por Thiago Ferraz, 107343735

O Artigo "A busca por uma definição de inteligência" como o nome já disse trata sobre como medir a inteligência de uma pessoa, e o mais importante, se isso é possível. Há muitos anos quando fazemos refêrencia a esta pergunta já se tem resposta pronta. O QI vem sido utilizado como métrica e possui diversas formasde testa-la. Geralmente os testes se baseam em análise de padrões e verbalizações, sendo o mesmo diferente dependendo se o individuo é um adulto ou uma criança. O problema nasce quando começa-se a questionar se apenas um número é capaz de quantificar todas as dimensões do intelecto humano. Não só poder de análise, ou raciocnio descrevem uma mente inteligente. O artigo fala de outros critérioscomo criatividade do indivíduo, inteligência emocional, entre outros.
Neste mar de ataques aos testes de QI são apresentadas defesas ao método. Um destes é o "fator g", um fator único de inteligência dado pelos psicologos. Este por sinal sofre diversas críticas. Ainda mais quando o método é utlizado para tentar se medir QI de figuras do passado. Baseado em estimativas em registros biograficos dasações de uma pessoa, famílias mais pobres não documentavam os feitos dos seus filhos e assim gênios como Michael Faraday acabam com QI muito abaixo da média ( 105 neste caso). Outra crítica é que a ténica foi usada para justificar exclusão de grupos de imigrantes, manter políticas do status quo e até esterelizar pesosas.
O pior é quando se afirma que cientistas recentemente descobriram uma variaçãogenética quem tem relação com inteligências elevadas. Isto faz com que a controvérsia racial fique ainda mais inflamada. Esta descoberta, porém, pode não ser tão precisa assim. Segundo o artigo, a mesma foi feita estudando-se um grupo de 50 alunos com potuacoes altas em testes de QI o que pode ter culminado em um resultado enviesado( poderiam ter utilizado um conjunto amostral de pessoas semsucesso na vida, de ourtas regiões e culturas para alimentar a pesquisa). Um ponto interessante sobre esse assunto é que uma associação de psicologia resolve lançar um relatório a fim de explicar porque da diferença de 15 pontos de QI entre brancos e negros americanos. O resultado é que nada pôde ser concluído a partir dos dados, e que essa asssimetria continua um mistério.  Porém, começam a surgirvários cientistas com diversas interpretações sobre essa pesquisa. Muitas beirando o absurdo. Como Hernestein que defende que é possível concluir que o "g" é herdado e assim de nada serve os programas de reforço de jovens humildes, pois estes estão destinados ao fracasso. É evidente que parece que alguns seres humanos nascem com mais inteligência ou talento para certas coisas, porém utilizar disso paraum debate político e para discriminar ainda mais a classe não privilegiada é uma discussão de outro patamar.
O artigo segue questionando-se sobre o pensamento dos outros animais do planeta. Questionando sobre linguagem, auto-consciência, laço emotivo, para tentar medir tambem a inteligência destes seres, porém, mais uma vez, parece que nada é muito conclusivo. Se for pensar sobre o quesitolinguagem e comunicação, poderia se dizer que o papagaio referenciado no artigo é um ser ultra-inteligente já que consegue não só repetir frases, como perguntar e responder perguntas. O mais surpreendente é que isto vem de um pássaro, já que a maior parte da inteligência medida dos aniamais se ve vindo dos primatas. Outra forma de inteligência que o artigo aborda é a auto-consciência. Para se medirisso um cientista aplica o teste do espelho, onde o animal é anestesiado e acorda em frente a um espelho com uma mancha enorme vermelha pintada em si. Se o animal se coçasse na mancha, significaria que ele teria consciência de si mesmo.  Porém, mais uma vez, o testo parece não ser conclusivo. O último teste abordado é o do sentimento. Se o animal possui qualquer laço emotivo pelo próximo, ato...
tracking img