Inteligencia artificial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE KATIAVALA BWILA

INSTITUTO SUPERIOR POLITECNICO DO LOBITO

CURSO DE LICENCIATURA INFORMÁTICA



[pic]



[pic]





Elaborado por:

Alberto Carmelino, Francisco Kulembe

Faustino Wanga, Carla Cristovão, Feliciana Capaco

Arlete Albuquerque, Valdmiro TimoteoDocente

Valdmar Wafunga



Índice



➢ Agentes Aprendizes

• Generalidades

• O significado de aprender

• Arquitectura de um agente aprendiz

• Taxinomia de agente aprendiz

➢ Redes neuronais

• Generalidades

• Algoritmo deretropropagação



















Introdução

Aprendizagem relaciona as propriedades de aprendizado e comportamento adaptativo e as define como, a habilidade apresentada pelo agente de acumular conhecimento baseado em experiências anteriores, e consequentemente, modificar seu comportamento em resposta à novas situações. Aprendizagem é a capacidade que um agente deve possuir paraexecutar uma tarefa com maior eficiência do que em execuções anteriores. Sem a capacidade de aprendizagem o agente reagirá sempre da mesma maneira para um mesmo ambiente e uma mesma situação;

Coerência – a propriedade que agente possui de resolver conflitos entre objectivos concorrentes ou conflitantes. O Agente é dito coerente se mantém um comportamento íntegro, mesmo quando inserido em situaçõesambientais que indiquem a possibilidade de diferentes respostas adequadas.



















Agentes aprendizes

Um agente aprendiz observa as acções do usuário em background, encontra padrões repetitivos e automatiza-os sob aprovação. O paradigma de agente aprendiz usa a metáfora de assistente pessoal. Agentes aprendizes são, em particular, aplicáveis quando o domínio daaplicação contém comportamento repetitivo significante e, ainda quando o comportamento repetitivo difere através do espectro do usuário. Pode ainda ser treinado pelo usuário com exemplos específicos.



Generalidade

Nessas secções irá tentar estabilizar as noções de aprender, discutir o modo como pode ser integrado numa nova arquitectura abstracta de um agente, e propor uma taxionomia deagentes aprendizes que nos ajudara a apresentar diferentes algoritmos e discutir as vantagens e limites de cada um deles.





















Significado de Aprender

Aprender é uma característica essencial dos seres inteligentes. Não admira pois que a área de aprendizagem artificial (AA) se tenha tornado uma área central em inteligência artificial. Genericamente AA tem trêsobjectivos maiores:

a) O desenvolvimento de teorias computacionais da aprendizagem

b) A implementação de sistema com capacidade de aprender

c) A análise teórica e o desenvolvimento de algoritmos genéricos de aprendizagem. Neste texto estamos mais interessados nas duas últimas questões.

Uma definição rigorosa de aprendizagem encontra as mesmas dificuldades que a tentativa dedecidir inteligência. Se pegarmos num dicionário veremos que o verbo aprender vem do latim apprehendâre, que significa compreender, e traduz:

Adquirir conhecimento de:

✓ Instruir-se

✓ Estudar

✓ Ficar sabendo.

Sendo que o substantivo aprendizagem significa:

✓ Acção ou efeito de aprender

✓ Aprendizado

✓ Aquisição, mediante uma actividade de ensino dosconhecimentos necessários sobre determinada profissão.

Estas definições correspondem a noção intuitiva que todos temos, de que aprender significa adquirir novos conhecimentos anteriores. Também estão ligados ao conceito de aquisição de novas capacidades que, em princípio, nos permitem desempenhar melhor no futuro uma dada tarefa.

Ao longo do tempo várias foram as propostas de definição que os...
tracking img