Inteligencia artificial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Que É a IA?

Até agora só foi comentado o quão interessante é a IA, sem ter dito o que ela é. Podíamos nos limitar a dizer: "Bom, como tem a ver com o desenho de programas inteligentes, façamos isto, escrevamos alguns." Porém a história da ciência nos demonstra a conveniência de empreender esforços na direção correta. É muito provável que os alquimistas primitivos, em sua busca do elixir daimortalidade e do método para converter chumbo em ouro, tenham errado o caminho. Não foi de outra maneira até que a atenção se enfocou na elaboração de teorias explícitas para predizer com precisão os fenômenos do mundo terrestre, tal como a astronomia predizia o movimento aparente das estrelas e planetas, quando surgiu o método científico assim como uma ciência produtiva.
Na Figura 1, seapresentam definições do que é a inteligência artificial, de acordo com oito autores atuais. Estas definições variam em torno de duas dimensões principais. As que aparecem na parte superior se referem a processos mentais e ao raciocínio, e as da parte inferior se referem à conduta. Por outro lado as definições da esquerda medem a condição desejável em função da eficiência humana, enquanto que as dadireita concordam com um conceito de inteligência ideal, denominado racionalidade. Considera-se que um sistema é racional se ele realiza o correto. De acordo com o que é dito anteriormente, na inteligência artificial existem quatro possíveis objetivos a alcançar, como se comenta na base da Figura 1.
[pic]
[pic]

Ao longo da história tem-se adotado os quatro enfoques mencionados anteriormente. Desdejá, existe uma tensão entre enfoques centrados nos humanos e os centrados na racionalidade.2 O enfoque centrado no comportamento humano constitui uma ciência empírica, que engloba o emprego de hipóteses e da confirmação mediante experimentos. O enfoque racionalista combina matemática e engenharia. Os membros deste grupos frequentemente criticam o trabalho realizado pelos membros de outros grupos,se bem que todas as orientações têm feito valiosas contribuições. Cada um desse enfoques é descrito de maneira breve a seguir e de forma mais detalhada neste livro de Norvig.

Agir como Humano: O Enfoque da Prova de Turing

Mediante a prova de Turing, proposta por Alan Turing(1950), tenta-se oferecer uma definição satisfatória operativa do que é a inteligência. Turing definiu uma condutainteligente como sendo a capacidade de alcançar eficiência a nível humano em todas as atividades de tipo cognitivo, suficiente para enganar a um avaliador. Brevemente, a prova que Turing propôs consistia em que um humano interrogasse um computador por meio de um teletipo; a prova era considerada aprovada se o avaliador era incapaz de determinar se um computador ou um humano era quem havia respondido asperguntas no outro extremo do terminal. No capítulo 26 deste livro se comenta detalhes acerca desta prova assim como do critério de se deve considerar um computador inteligente quando ele passa na prova. Hoje em dia, programar um computador para passar na prova dá um trabalho considerável. O computador deveria ser capaz do seguinte:
Processar uma linguagem natural – para assim poder estabelecercomunicação
satisfatória, seja em inglês ou em qualquer outro idioma;
Representar o conhecimento – para assim guardar toda a informação que se lhe
tenha dado antes ou durante o interrogatório;
Raciocinar automaticamente – afim de utilizar a informação guardada ao
responder perguntas e obter novas conclusões;
Auto-aprendizagem da máquina – para que se adapte a novas circunstâncias e
paradetectar e extrapolar esquemas determinados.
Na prova de Turing deliberadamente se evitou a interação física direta entre avaliador e computador, dado que para medir a inteligência era desnecessário simular fisicamente um ser humano. Contudo, no que se chama prova de Turing se utiliza um sinal de vídeo para que o avaliador possa qualificar a capacidade de percepção do avaliado, e também para que...
tracking img