Inteligência emocional

Páginas: 13 (3076 palavras) Publicado: 27 de maio de 2011
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Faculdade de Economia e Gestão

Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Inteligência Emocional

Inteligência Emocional nas Organizações

Docente: Artur Parreira

Discentes: Marta Pereira

Ano Lectivo: 2007/2008

Índice de conteúdos

Índice de conteúdos 2

Introdução 3

Enquadramento Teórico 4Inteligência emocional 4
O que é a Inteligência Emocional? 4
Emoções 4
Inteligência Emocional nas Organizações 6
Inteligência Inter-Pessoal: 7
Inteligência Intra-Pessoal: 8
Líderes Emocionalmente Inteligentes 10

Conclusão 12

Bibliografia 13

Referências Bibliográficas 13
Referências Web 13
Introdução

Na elaboração deste artigo, pretendemos mostrar como lidarcom as emoções nas organizações, pois o uso inteligente de emoções designa-se de inteligência emocional.
Dentro da organização, juntamente com os colegas de trabalho , em situações de grande felicidade ou desespero é necessário “usar” as emoções correctamente de forma a não dar origem a conflitos.
A inteligência inter-pessoal, que é a capacidade de entender os outros e que leva-nos a realizartarefas em conjunto com os outros, e a inteligência intra-pessoal tem a mesma habilidade, só que voltada para nós mesmos, ambas ajudam na percepção da medida do uso da inteligência emocional nas mais variadas situações.
Presentemente, o importante é que os executivos sejam emocionalmente inteligentes, que saibam lidar com o conflito, não interessa que tenham um quociente de inteligência elevado.Mas a sua competência emocional não deverá ser muito baixa nem muito alta, mas sim estar num nível intermédio, para que seja possível agir.
Abordaremos também o caso concreto dos líderes emocionalmente inteligentes nas organizações, que tem por base o modo como estes gerem as suas emoções e as relações com os outros. O sucesso depende de como o fazem, na forma como encaminham as emoções nadirecção certa.

Enquadramento Teórico

Inteligência emocional

O que é a Inteligência Emocional?

Segundo Jonh D. Mayer e Peter Salovey, a inteligência emocional é um tipo de inteligência que envolve as habilidades para perceber, entender e influenciar as emoções.

Na definição de Mayer, o conhecimento emocional seria o nível da percepção e da avaliação que o indivíduo tem das suas emoções emtodo o momento.

A inteligência emocional está relacionada às habilidades que levam o indivíduo a atingir os seus objectivos. O conceito de inteligência emocional é visto como o maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão,gentileza, têm mais oportunidades de sucesso.

“A inteligência emocional refere-se à capacidade de identificar os próprios sentimentos e os dos outros, de motivarmo-nos a nós próprios e gerir bem as nossas emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.(Goleman, 2003). Este, apresenta resultados de pesquisa que indicam que a Inteligência Emocional é responsável por cerca de 80% das competências quedistinguem os líderes muito bons dos menos bons. “emoções em equilíbrio abrem portas”.

A inteligência emocional é simplesmente o uso inteligente de emoções, isto é, fazer intencionalmente com que as nossas emoções trabalhem a nosso favor, usando-as como ajuda para ditar comportamentos e raciocínios de maneira a aperfeiçoar os resultados.

Emoções

Todos os dias, estamos sujeitos adesenvolver uma infinidade de emoções diferentes, conforme os acontecimentos e as situações vividas. As emoções podem ter um papel fundamental nos relacionamentos, na saúde e na qualidade de vida, por isso, é importante aprender-mos a conhece-las e a trabalhar com elas.
Dificilmente nos perguntamos o que realmente sentimos antes de tomarmos certas atitudes. Isso ocorre porque as emoções funcionam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligencia emocional
  • Inteligência EMOCIONAL
  • Inteligencia emocional
  • Inteligencia emocional
  • Inteligencia emocional
  • Inteligência Emocional
  • Inteligência emocional
  • Inteligencia emocional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!