Inteligência competitiva - petrobrás

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIMONTE

CENTRO UNIVERSITARIO MONTE SERRAT

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

ORIENTADOR: FÁBIO RIBEIRO

ALUNO (A): FERNANDA SANTOS DA SILVA

INTRODUÇÃO

Inteligência Competitiva é a atividade de coletar, analisar e aplicar, legal e eticamente, informações relativas às capacidades, vulnerabilidades e intenções dos concorrentes, ao mesmo tempo monitorando o ambiente competitivo em geral.
Ainformação é o conjunto de dados analisados e organizados, sendo útil à tomada de decisão.
Já a inteligência fornece um grau de previsão das coisas que possam causar um impacto na organização. Ela é ativa, pois obriga algum tipo de atitude em resposta ao que foi recebido. Em sua descrição mais básica, inteligência é a "informação analisada".
Contudo estes conceitos estão alocados de formacontudente na Petrobrás, empresa a qual estudaremos a seguir em sua complexidade dentro da Inteligência Competitiva.
A petrobrás é movida pelo desafio de prover a energia capaz de impulsionar o desenvolvimento e garantir o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito à diversidade.
Consiste em uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo doBrasil, e atua como uma empresa de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino,comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia.
Líder do setor petrolífero brasileiro,expandiu suas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até2020 e estar presente em 28 países. O Plano de Negócios 2010-2014 da Petrobrás prevê investimentos de US$224 bilhões.
1. DIREÇÃO ESTRATÉGICA

A Direção Estratégica é conceituada como a supervisão dos recursos alocados com otimização do processo decisório, de forma interativa com fatores ambientais e com otimização das relações interpessoais.
Para termos uma boa Direção Estratégica é preciso desete componentes:
1.Supervisão
2. Liderança
3.Motivação
4.Treinamento
5.Comunicação
6.Administração
7. Decisão
Se na empresa tiver este sete componente com certeza será uma empresa de sucesso.
O processo de Controle Estratégico inserido no contexto mais global da administração estratégica das empresas.O papel desempenhado pela função de controle e avaliação no processo de administraçãoestratégica é acompanhar o desempenho do sistema, através da comparação entre as situações alcançadas e as previstas, principalmente quanto aos objetivos e desafios, e da avaliação das estratégias e políticas adotadas pela empresa. Neste sentido, a função controle e avaliação é destinada a assegurar que o desempenho real possibilite o alcance dos padrões que foram anteriormente estabelecidos.
Odesenvolvimento estratégico deve ser considerado como sustentação para a administração estratégica, pois de nada adianta ocorrer estratégicos planejamentos, organização, direção e controle, se não houver elevada interação com a cultura organizacional e com adequado processo de mudança planejada com otimização das relações interpessoais. Assim o desenvolvimento estratégico é conceituado como amudança planejada com engajamento e adequação da cultura organizacional, bem como otimização das relações interpessoais, resultante do processo de delineamento e implementação das questões estratégicas na empresa.
O núcleo básico do processo de desenvolvimento estratégico é o ser humano.Para consolidar este processo é necessário identificar os talentos atuais e potenciais da empresa; e inclusive, onde eporque existem carências de talentos.
Com a relação entre o que direcionar estratégicamente a Petrobrás tem em definição a seguinte diretriz de pensamento:

Estratégia Corporativa:

Comprometimento com o Desenvolvimento Sustentável:

- Crescimento Integrado // - Rentabilidade // - Responsabilidade Social e Ambiental

Referência Base:

AMPLIAR A ATUÇÃO NOS MERCADOS-ALVO DE...
tracking img