INTEL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


1. HISTÓRIA DA INTEL
A idéia surgiu das brilhantes mentes de Robert Noyce, físico e co-inventor do circuito integrado, e Gordon E. Moore, químico e físico. Eles queriam fundar uma empresa que desenvolvesse módulos de memória para computadores, baseados na tecnologia dos semicondutores. Como não tinham dinheiro suficiente, se aproximaram do investidor Arthur Rock, que viria a se tornar oprimeiro presidente da empresa, para conseguir um empréstimo. Conseguido um empréstimo de US$ 3 milhões, a empresa foi fundada em 18 de julho de 1968 com o nome de N M Electronics (iniciais do sobrenome de seu fundadores), que pouco depois passou a chamar INTEL. A palavra, contração das iniciais de IntegratedElectronics, foi escolhida depois de uma batalha jurídica com uma rede hoteleira que eradetentora dos direitos de utilização do nome.
A nova empresa contava com uma equipe de 12 cientistas, trabalhando em um prédio alugado na cidade de Mountain View, estado da Califórnia. No ano seguinte, iniciou um percurso espetacular de inovação e desenvolvimento de produtos, com a introdução do semicondutor denominado SRAM. Em 1970 criou o primeiro semicondutor de acesso dinâmico aleatório — DRAM—, que dois anos mais tarde, já era o semicondutor mais vendido do mundo. Um acontecimento definiria de vez o rumo da empresa. Os engenheiros da inventaram um tipo novo de circuito integrado: o microprocessador.
Originalmente desenvolvido para a empresa japonesa Busicom com a finalidade de substituir o Asic’s da calculadora, o Intel 4004, um único chip com todas as partes básicas de um processadorcentral, foi introduzido no mercado para produção em massa em 15 de novembro 1971. Foi seguido pelo 8008, em 1972, entre outros modelos famosos.
Outro fato pouco conhecido é que em 1972 a Intel fabricou e vendeu relógios digitais sob a marca Microma e que inventou o primeiro visor “continuo” de LCD que dispensava a necessidade de pressionar de um botão para ver as horas a exemplo dos primeirosmodelos a LED. Isso foi um ótimo negócio numa época em que esses acessórios eram considerados maravilhas tecnológicas e podiam ser vendidos por US$ 200 cada.



A partir daí surgem os microcomputadores. Em 1974 é lançado microprocessador 8080, que pode ser considerado o cérebro do primeiro computador pessoal – o Altair - sendo um sucesso de vendas. Parte do seu sucesso deve-se ao fato da IBM,em 1979, ter optado pelos seus microprocessadores para equipar os seus computadores pessoais (PC).
Outro chip histórico foi o Intel 8088 de 1979 — na verdade um 8086 modificado pelo escritório de design de chips da Intel em Haifa (Israel) que colocou com um barramento de dados de 8 bits no lugar do de 16 bits do 8086 original — baixando assim o custo final da plataforma já que assim ele poderiausar os mesmos componentes usado em outros microcomputadores de 8 bits da época.
Em 1982 a Intel lança 80286 (Intel 286) 16 Bits, de alta performance, com 134.000 transistores. A partir daí, os processadores Intel continuaram a evoluir sendo que cada nova geração de chips era facilmente identificável devido ao uso de um sistema numérico: 80286, 80386, 80486 e assim por diante. Entretanto, desde aintrodução do 80286, muitas empresas de hardware e software (incluindo a Microsoft) começaram a adicionar os números 286 ou 386 no nome dos seus produtos, o que incomodou o pessoal de Santa Clara que levou o caso para os tribunais, alegando o uso não autorizado de suas marcas. O resultado foi que a justiça decidiu que “números” não podem ser patenteados o que fez com que a Intel abandonasse aideia de chamar seu processador de quinta geração “80586″ e lançou o seu primeiro chip com nome comercial: O Intel Pentium.
Intel começou suas atividades como uma empresa de memórias RAM e que só desistiu desse mercado para se dedicar em processadores em 1985 devido à concorrência selvagem dos fabricantes japoneses.
Em 1985 lança o avançado processador 80386 (Intel 386), chip de 32-Bits que...
tracking img