Intel x amd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Intel
A Intel criada em 1968, começou sua grande historia com a fabricação de circuitos integrados. Depois muitos anos e a chegada dos computadores domésticos, a empresa teve a chance de investir nos processadores. A partir da década de 90 todos conhecera todos conheceram o Pentium, nome que fez a fabricante deslanchar e ganhar fortuna de dinheiro.
Atualmente a serie Pentium não ocupa mais oposto de processadores topo de linha, sendo que as CPUs Core i7 (i5 e i3 também) são o que a Intel oferece de melhor. Além de modelos para desktop a Intel também produz CPUs para notebook e ocupa o atual posto de maior fabricante de processadores obviamente a empresa conta com o apoio de fãs e de um grande numero de montadoras que sabem da influencia da marca no mercado.
AMD
Fundada em 1969, acompanhia veio investindo em circuitos lógicos de forma igual a sua concorrente. Concorrente do Pentium era k5, que foi inserido no mercado três anos pepois do grande pioneiro da Intel. A pesar de pouco fama inicial, a AMD ganhou o publico com o AMD athlon, que ainda continua sendo fabricado e ainda e muito popular.
As CPUs da AMD agora possuem diversas ramificações, sendo que abrangem o mesmomercado que a concorrente. O processador todo de linha da AMD e phenom II X6 ( da mesma família do phenom II X4, X3 e X2). Assim como a concorrente, a advanced micro devices abraçou o mercado de notebook faz um bom tempo, contudo a empresa permanece em segundo lugar nas vendas.
Velocidade do clock
Há diversos fatores que determinam e fazem um CPU ser mais rápido que outro: dentre tantos,estão o clock, a memória cache e outros.

Quanto aos processadores, também devemos analisar alguns fatores antes de fazer uma compra, por exemplo: a velocidade (clock), a quantidade de núcleos, a memória cache, o BUS, as instruções, a tecnologia de construção e muitos outros.

O clock nada mais é do que a frequência com que o processador consegue executar as tarefas. Ou seja, quanto maior afrequência (o clock), menor será o tempo de execução e, portanto, mais rápido será o processador.
Claro que o clock está diretamente relacionado à velocidade, o clock (frequência) não é o principal determinante da velocidade.
Para mostrar como realmente o clock não determina velocidade, podemos lembrar-nos dos antigos Intel Pentium 4 e AMD Athlon XP. Na época em que esses processadores eramcomercializados, muita gente ficava com um pé atrás antes de adquirir um AMD. Por quê? Simples, porque os CPUs da AMD tinham um clock inferior e com isso davam a impressão de serem mais lentos.
Todavia, os entendidos no assunto sabiam que mesmo um AMD Athlon XP 2600+ rodando a 1,9 GHz conseguia desempenho semelhante ao Intel Pentium 4 de 2,6 GHz. Como? Tudo está relacionado à arquitetura interna dosprocessadores, fator que sempre manteve a tecnologia AMD totalmente diferente da utilizada nos processadores Intel. Arquitetura? Sim, o modo como os processadores são “construídos” e programados altera completamente a velocidade e capacidade de processar dados e realizar cálculos. Dessa forma, um CPU Intel pode guardar alguns dados (na memória cache) antes de processá-los, enquanto que um AMD poderealizar o inverso (não que isso realmente ocorra).

Tamanho da memória L1, L2, L3
Com a evolução na velocidade dos dispositivos, em particular nos processadores, o cache foi dividido em níveis, já que a demanda de velocidade a memória é tão grande que são necessários caches grandes com velocidades altíssimas de transferencia e baixas latências. Sendo muito difícil e caro construir memóriascaches com essas características, elas são construídas em níveis que se diferem na relação tamanho X desempenho.

Cache L1

Uma pequena porção de memória estática presente dentro do processador. Em alguns tipos de processador, como o Pentium 2, o L1 é dividido em dois níveis: dados e instruções (que "dizem" o que fazer com os dados). A partir do Intel 486, começou a se colocar a L1 no próprio...
tracking img