Integral j

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Gabriel Telles Guimarães

Projeto I: A integral J como parâmetro da fratura.

Volta Redonda, 2011
1



A integral J como parâmetro da fratura.

Relatório do Projeto Final I apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia mecânica da UniversidadeFederal Fluminense, como requisito parcial para obtenção do título de Graduando em Engenharia mecânica.

Orientador: Jorge A R Durán

Volta redonda, Dezembro 2011
2

Sumário
1. Introdução ............................................................................................................................. 4 2.CTOD........................................................................................................................................ 6 3. Integral J.................................................................................................................................... 7 4. Medição experimental Jic......................................................................................................... 10 5. Bibliografia............................................................................................................................. 13

3

1. Introdução
A mecânica da fratura tem como objetivo o estudo das respostas de estruturas ou peças quando submetidas a cargas, tendo em consequência a nucleação e a propagação de fissuras (trincas). O material pode, dependendo da analise, ter vários tipos de comportamento, dentre osprincipais se destacam: • Energia absorvida: Quando o material possui pouca energia absorvida, ou seja, tem pouca deformação, ele é considerado fratura frágil. A fratura tenaz ocorre quando, para que ocorra a fratura, o material consuma grante quantidade energética. • Deformação plástica: Avalia-se a vizinhança da superfície fraturada. Uma fratura dúctil se da quando a deformação plástica que precede afratura é intensa. Uma fratura frágil é quando o material tem baixo nível de deformação, ou seja, de consumo energético. • • Micromecanismo de fratura: Normalmente fratura dúcteis ocorrem por cisalhamento, enquanto fraturas frágeis ocorrem por clivagem. Aspecto da fratura: Quando a aparência da fratura é, em sua maioria, fibrosa é um indicio que o material é dúctil, essa aparência se da pelapropagação estável da trinca. O material frágil quando fraturado apresenta aparência granular, que tem aspecto brilhante. A fratura frágil possui essa aparência devido a propagação instável da trinca. Podemos optar por dois tipos de abordagens para fazermos esse tipo de analise de propagação de trincas. Esses modelos estão descritos a seguir:

Mecânica da fratura linear elástica (MFLE)

A Mecânicada Fratura Linear Elástica (MFLE) descreve a magnitude e a distribuição do campo de tensões (linear elástico) na vizinhança de uma trinca. A magnitude do campo de tensões em torno da ponta da trinca nestes casos é quantificada pelo fator de intensidade de tensão, K. Comparando este parâmetro com a tenacidade do material à fratura, é possível prever se um componente trincado irá ou não romper quandosubmetido a alguma solicitação (desde que no instante da fratura o campo de tensões no componente permaneça predominantemente linear elástico).
4

Em geral, a fratura em metais e ligas ocorre por um dos três micromecanismos mais comuns: fratura dúctil ,resulta do crescimento dos poros internos, o que gera fragilidade no material; fratura por clivagem, que envolve a separação de planoscristalinos (em geral uma fratura frágil, mas que pode ser precedida de plasticidade e crescimento de trinca dúctil); e fratura intergranular, ocorre quando o contorno do grão é o caminho preferencial da trinca. A fratura final é, em geral, um evento brusco e terminal, mas as trincas podem ser propagar estavelmente durante muito tempo antes que ocorra a fratura.

Mecânica da fratura elasto-plástica...
tracking img