Integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Social


  

INVISIBILIDADE DO HOMEM EM SITUAÇÃO DE RUA
 
Projeto Integrador do terceiro semestre do
curso de Serviço Social da Universidade Nove
de Julho, apresentado como pré-requisito de
aprovação das disciplinas da grade curricular.
Orientador: Professor Nakazone
 
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
São Paulo - 2012
 

1 - Introdução
Ao andarmos nas ruas egrandes avenidas de São Paulo, nos deparamos com lindas paisagens, grandes prédios, estátuas, lindas praças, vários pontos turísticos e também com pessoas em situação de rua, que vão tornando-se invisíveis aos olhos da população.
Por essa razão, é que este grupo de pesquisadores pretende saber:
Quais as razões, motivos ou circunstâncias que levaram essas pessoas a estarem em situação de rua?
Seráque os projetos governamentais existentes para atendimento dessa população funcionam na prática, ou o preconceito social é o que prevalece?
As Pessoas estão em situação de rua, por vários motivos, sejam eles financeiros, emocionais, vícios, abandono familiar, entre outros; não têm moradias e vivem nas praças, nas calçadas, debaixo de viadutos, não têm empregos fixos, alguns pedem esmolas, outrosfurtam ou roubam, cada um em busca de uma forma de sobrevivência. Nem todo mundo que está na rua é desajustado ou dependente químico, tem aqueles que são abrigados, ou seja, passam a noite em albergues ou abrigos e durante o dia lutam pela sua sobrevivência, alguns catam papelão, latinhas e outros materiais recicláveis, se viram de alguma forma para conseguirem dinheiro. Conforme relata EsmeraldaOrtiz: “Na rua tem que ter instinto de sobrevivência. Na rua é a lei do mais forte, tem que saber se virar, tem que saber onde vai dormir e com quem você vai falar.” (Ortiz, 2000. Pg75).

2 - POLÍTICAS PÚBLICAS EM SÃO PAULO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
O Estado promove alguns programas que oferecem atendimento a essa população, relacionamos abaixo alguns deles:

- CRAS – CENTRO DEREFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
É uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços sócio assistenciais, locais da política de assistência social. Dada a sua capilaridade nos territórios se caracteriza como principal porta de entrada dos usuários à rede de proteção social doSistema Único de Assistência Social – SUAS. Serviço para indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco pessoal, que habitam o território de abrangência do CRAS.

- CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Unidade Pública onde se ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos naperspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva. Oferta acompanhamento Técnico especializado desenvolvido por equipe multiprofissional de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida.

- TENDA
* Espalhadas por algumas partes da capital, no local é possível tomar banho (o tempo de espera é de aproximadamente meiahora), ver TV, jogar bilhar, e receber orientações de Assistentes Sociais. Aos sábados à tarde há partidas de futebol em um campinho, recebem em torno de 300 pessoas por dia , esse programa tem a finalidade de oferecer tais recursos somente durante o dia, à noite utilizam outros lugares de abrigo;

- ABRIGOS
* Acolhimento de crianças e adolescentes;

- BOM PRATO
* Fornecimento dealimentação balanceada, ao preço de R$ 1,00 o almoço e R$ 0,50 o café da manhã. O objetivo é oferecer, às pessoas em situação de vulnerabilidade social, refeições balanceadas, de alto valor energético e de qualidade.

- CENTRO DE ACOLHIDA PARA ADULTOS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES
* Acolhimento provisório para pernoite em espaço com estrutura para acolher com privacidade pessoas adultas em situação...
tracking img