Integracao vertical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Algarve – Faculdade de Economia
Licenciatura de Gestão de Empresas 3ºano – 2ºsemestre
Estratégia e Planeamento Empresarial



Índice
Introdução 1
1. Contextualização empresarial da integração vertical 2
2. Teoria dos custos de transação 2
3.Definição de Integração Vertical 4
4.Natureza da estratégia de integração vertical 5
4.1.Tipos de integração vertical 5
5.Benefícios, custos e riscos da integração vertical 8
5.1. Benefícios da integração vertical 8
5.2. Custos da integração vertical 10
5.3. Riscos da integração vertical 12
5.4. Integração vertical a montante e a jusante, e seus benefícios 13
5.5. A integração parcial e seus custos e benefícios 13
5.6. A quase-integração e seus custos e benefícios 14
6. Vantagens e desvantagens da integraçãovertical 15
7. Evolução da estratégia de integração vertical 16
8. Conclusão 17
9.Bibliografia 18

Índice de Ilustrações
Ilustração 1. Direção, extensão e equilíbrio da integração vertical 5
Ilustração 2. Keiretsu da Toyota Motor Company 7

Introdução
No âmbito da disciplina de estratégia e planeamento empresarial foi-nos solicitado pelo professor a elaboração de um trabalho sobre umadas componentes do nível estratégico empresarial, respetivamente a integração vertical. Analisaremos portanto este conceito tendo como fundamento a teoria dos custos de transação. Consequentemente têm-se a abordagem aos diversos tipos de integração vertical que uma empresa pode optar tendo em conta as suas necessidades, estes variam entre integração parcial e integração total, tendo pelo meio aintegração a montante e a jusante, e ate mesmo a quase integração. Apesar de que a teoria dos custos de transação define que empresas devem optar pela introdução deste conceito no seu modelo empresarial temos que ter em conta ainda que a integração vertical acarreta não só benefícios mas também custos, daqui advém a necessidade de estudar as vantagens e desvantagens da aplicação deste conceito. Epara concluir temos a análise da evolução do conceito no âmbito de um mercado em crescimento e contínua mudança.

1. Contextualização empresarial da integração vertical
A tarefa da gestão é interpretar os objetivos propostos e transforma-los em ações empresariais, através de quatro funções fundamentais: planeamento, organização, direção e controlo de todos os esforços realizados em todas as árease em todos os níveis da empresa. Incumbido na primeira função, o planeamento, estão pois o nível estratégico, o nível tático e o nível operacional, neste caso estamos no plano do nível estratégico que é onde são executados processos pelos quais são definidos propósitos globais da organização e a forma de os alcançar. As quatro dimensões estratégicas críticas de sucesso da empresa são:produtos-mercados, integração vertical, internacionalização e diversificação. Assim a integração vertical “inclui as decisões relativas a gama de produtos oferecidos, segmentos, natureza da vantagem competitiva e diferenciação da oferta.” (Freire, 1997:181). Podemos então dizer que a estratégia de integração vertical é uma parte integrante da estratégia empresarial que auxilia a empresa na tentativa dealcançar os objetivos pré-estabelecidos pela empresa. Mas de onde surge a necessidade de uma empresa ser verticalmente integrada?
2. Teoria dos custos de transação
A teoria dos custos de transação (TCT) pretende explicar o desempenho da empresa por meio da eficiência dos custos de transação que por sua vez “são os custos necessários para negociar, monitorar e controlar as trocas entre organizações,indivíduos e agentes económicos.” (Mota 2002:390). Simplificando, os custos de transação são os custos extra que derivam do relacionamento do tempo gasto para tomar decisões atendendo a necessidade de avaliar informações sobre preços e qualidade dos insumos que serão utilizados na produção, ou informações sobre preços no mercado em que venderá a sua produção, relacionando-as com o custo de...
tracking img