INTEGRA O DO COLABORADOR NA ORGANIZA O

2001 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO

A área de Recursos Humanos possui várias atribuições, que vão desde o recrutamento até o desenvolvimento dos colaboradores. Após o recrutamento e a seleção vem o processo de integração dos colaboradores que visa apresentar a organização ao mesmo.
O presente trabalho tem o objetivo de descrever sobre o processo de integração de recursos humanos bem como uma das técnicas utilizadas no mesmo, que é o manual de integração de colaboradores.
CONCEITO
O processo de integração de recursos humanos consiste na aplicação de informações e treinamento intensivo ao novo colaborador, visando ajustá-lo ao ambiente e às tarefas que lhe serão exigidas no cargo.
Quando um novo colaborador inicia na empresa é normal que ele fique um pouco retraído, e não muito a vontade, pois não conhece as pessoas, os ambientes e a cultura da empresa. Por isso é importante fazer a integração deste novo colaborador à organização.
Além de familiarizar o novo colaborador o mais depressa possível, a integração também é uma forma de garantir que as normas da empresa, bem como sua filosofia e padrões de qualidade sejam respeitados e seguidos.
É a maneira como a organização recebe novos funcionários e os integra à sua cultura, ao seu contexto e ao seus sistema, para que eles possam comportar-se de maneira adequada às expectativas da organização, seguindo os preceitos internos.
A cultura organizacional se caracteriza pela aceitação implícita de seus membros. Os colaboradores aprendem a cultura organizacional de várias formas, com histórias, rituais, símbolos materiais e linguagem.
•Histórias – Contos e passagens sobre o fundador da empresa, lembranças sobre dificuldades ou eventos especiais, regras de conduta, corte e recolocação de funcionários, acertos e erros anteriores geralmente ancoram o presente no passado e explicam a legitimação das práticas atuais
•Rituais e cerimônias – As cerimônias de fim de ano e as comemorações do aniversário da organização são rituais que reúnem e aproximam a

Relacionados