Integraçao regional na américa do sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Relações Internacionais

Clara Lopes
Gabriela Ferreira
Fernanda Dias
Isadora Resende
Larissa Costa

INTEGRAÇÃO REGIONAL NA AMÉRICA DO SUL:
A atuação brasileira

Belo Horizonte
2011

INTRODUÇÃO

A cooperação internacional é um conceito relativamente recente para o sistema internacional, que emergiu em paralelo com ode integração. Ambos os conceitos têm sido usados no cenário internacional como instrumentos para convergir interesses, solucionar problemas e atingir determinados objetivos, os quais se fossem feitos individualmente teriam um custo-benefício menor.
Cooperação diz respeito a um esforço conjunto entre países de diferentes níveis de desenvolvimento para solucionar ou, no mínimo, suavizarproblemas econômicos, sociais, políticos e de segurança. Ao mesmo tempo em que busca melhorar os principais índices dos países envolvidos, aumentar a segurança internacional e a previsibilidade de comportamento dos atores – tudo do modo mais sustentável e duradouro possível. A cooperação internacional é um instrumento mais abrangente que tenta fazer alterações nas estruturas econômicas e sociais onde énecessário, no intuito de sanar as origens dos problemas em questão. Em paralelo a integração apresenta-se em dois sentidos, o lato – de crescimento de fluxos comerciais, econômicos, culturais e humanos – e o formal – de criação de regras e normas compartilhadas. A integração tem o intuito de direcionar a dinâmica econômica para um projeto político comum que reforce a cooperação, na tentativa dediminuir tensões ligadas à presença estrangeira nas economias domésticas. Além de tentar aumentar o espaço para inserção dos países envolvidos no plano internacional.
Trazendo a perspectiva de cooperação e integração para o âmbito regional da América do Sul, nesse estudo tenta-se compreender a que ponto os países sul-americanos estão integrados e qual papel o Brasil tem desempenhado para tal.Assim, a primeira parte do trabalho irá tratar dos principais programas de integração regional da América do Sul (MECOSUL, ALADI e UNASUL), apontando-se o processo de criação, a proposta, o desenvolvimento. e a real atuação de cada uma. Já na segunda parte, pretende-se apresentar a realidade da América do Sul com relação a esses projetos e a maneira como o Brasil tem atuado nesse contexto.

2.PROGRAMAS DE INTEGRAÇÃO REGIONAL NA AMÉRICA DO SUL

Na América do Sul é possível notar um empenho maior nos últimos dez anos para aumentar o nível de integração entre os países. Feita com o objetivo de aprimorar ganhos econômicos, fortalecer a região como bloco para o sistema internacional, diminuir preconceitos culturais e como conseqüência, melhorar as perspectivas sociais dos países envolvidos.Duas características são salientes: os discursos oficiais dão cada vez mais importância para a região – em diferentes aspectos, com iniciativas pontuais dos governos (por exemplo, a criação da UNASUL); e a notável presença, cada vez maior, de empresas brasileiras nos países vizinhos.

2.1. ALADI

Com o fim da segunda guerra mundial e o contexto econômico que se seguiu, aos países daAmerica Latina tornou-se necessário empreender maiores esforços para fomentar a integração e o desenvolvimento da região. Tendo isso em vista, em 18 de fevereiro de 1960 foi criada, pelo Tratado de Montevidéu de 1960 – TM-60, a Associação Latino-Americana de Livre Comércio – ALALC – considerada a primeira tentativa de instaurar um mercado comum no continente. Composta por Argentina, Brasil, Chile,México, Paraguai, Peru e Uruguai, Colômbia, Equador, Bolívia e Venezuela. Sua proposta era a de promover primordialmente a integração e o desenvolvimento da região, porém, não foi bem sucedido. Como resposta, em agosto de 1980 os países membros da ALALC assinaram o Tratado de Montevidéu –TM 80 – que criou a Associação Latino-Americana de Integração – ALADI -, hoje o maior grupo econômico do...
tracking img