Integração neuro-hormonal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A coordenação nervosa e hormonal é realizada através de um processo estruturado e ordenado que envolve, como já vimos, os estímulos, os receptores, os centros de coordenação, os efetores e asrespostas. Apesar de partilharem o processo geral, verificam-se, no entanto, algumas diferenças entre os dois sistemas e, portanto, entre as duas formas de coordenação.

Hipotálamo- Órgão nervoso eendócrino que se liga por um pedúnculo ao lobo posterior da hipófise. É responsável pela produção de hormonas que estimulam a hipófise. Pelo fato de o hipotálamo e a hipófise se encontrarem intimamenterelacionados, formam um complexo designado complexo hipotálamo-hipófise.

Hipófise- É uma glândula endócrina situada na base do encéfalo, na sela turca. É constituída por dois lobos: - o lobo anterior, denatureza glandular, responsável pela segregação de hormonas; - o lobo posterior, de natureza nervosa, responsável pela produção e recepção de estímulos nervosos.

Apesar destas diferenças, é comuma integração dos processos de coordenação nervosa e hormonal no controlo de muitos mecanismos homeostáticos, como, por exemplo, a regulação da temperatura e da pressão osmótica nos animais. Estaintegração do sistema nervoso e endócrino é possível através do complexo hipotálamo-hipófise. Assim, quando o hipotálamo recebe um impulso nervoso, pode produzir hormonas específicas que atuam na hipófise,a qual, por sua vez, produz outras hormonas que vão atuar em várias células-alvo específicas, desencadeando respostas específicas para o estímulo recebido.












Principaisdisfunções hormonais do ser humano
PRINCIPAIS DISFUNÇÕES HORMONAIS

GLÂNDULA (HORMÔNIO) DISFUNÇÃO SINTOMAS

ADENO HIPÓFISE
(SOMATOTROFINA) Gigantismo (elevada produção)________________________________________
Nanismo (baixa produção)
________________________________________
Acromegalia (elevada produção em adultos) Estatura elevada

Estatura baixa
Espessamento ósseo anormal
nos...
tracking img