2- RUMO Á ESCOLA LIBERTADORA?

Vivemos em uma sociedade estruturada de forma hierárquica, aonde desde pequenos fomos educados a prestar obediência e a reconhecer a hierarquia da sociedade.
Há umahierarquia na família, (pai, mãe e por último os filhos, estes devem obediência aos pais e perante a lei os pais são seus responsáveis legais), na escola temos uma hierarquia mais complexa que a dafamília ( o aluno deve obediência aos professores e estes devem obedecer aos seus coordenadores que devem obedecer a seus superiores) no campo profissional, no nosso sistema de governo.
Fomosensinados desde pequenos a obedecer aos nossos superiores, a nunca questionar as decisões tomadas, isto reflete na forma de agirmos como cidadãos.
Elegemos prefeitos, senadores, governadores e presidentes,mas participamos pouco das decisões tomadas por eles, estas decisões que nos afetam diretamente.
Não questionamos, não agimos perante os problemas que estão diretamente ligados a nós, ao contrárionão vemos estes problemas, ignoramos, nos tornando passivos na sociedade.
Cesar Muñhoz(2004) divide a sociedade em duas partes; marginalizadas e a não-marginalizadas, a sociedade marginalizada écomposta pelos que possuem grandes problemas e necessidades, as não-marginalizadas são os que oferecem, e organizam.
Karl Marx (1998) dividiu a sociedade em burguesia e proletariados, os burgueses aminoria da sociedade que detém a riqueza e exploram e os proletariados que são a maioria da sociedade detêm a força de trabalho e são os explorados.
De uma forma mais simples, os dois autores admitemque em nossa sociedade há um que manda e outro que obedece, mas isto não é explicito, nesta linha há outros atores que fazem parte desta situação.
Paulo Freire (2003) relata sobre os sistemas degoverno brasileiros como sendo uma sociedade “fechada”, a um centro do poder e o cidadão como apenas mais uma peça da sociedade. Sua vida se resume a autosobrevivência, ao seu próprio eu, não tomando... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Integração escola comunidade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Integra%C3%A7%C3%A3o-Escola-Comunidade/706906.html

MLA

"Integração escola comunidade" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Integra%C3%A7%C3%A3o-Escola-Comunidade/706906.html>.

MLA 7

"Integração escola comunidade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Integra%C3%A7%C3%A3o-Escola-Comunidade/706906.html>.

CHICAGO

"Integração escola comunidade." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Integra%C3%A7%C3%A3o-Escola-Comunidade/706906.html.