Integração de imigrantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

* Introdução ……………………………………………………………………. 4
* O papel da língua portuguesa na dinâmica multicultural e como factor de ligação entre as várias comunidades ……………………………………… 5
* Estratégias de integração dos imigrantes e boas práticas desenvolvidas…………………………………………………………………. 6
* Instituições/associações que promovem a boa integração dos imigrantes em Portugal…………………………………………………………………… 7
* Casos e situações de dificuldades e barreiras encontradas pelos imigrantes em Portugal ………………………………………………………. 9
* Diferenças que existem entre o espaço rural e o espaço urbano nos processos de integração dos imigrantes…………………………………...11
* Conclusão ……………………………………………………………………. 12
* Bibliografia …………………………………………………………………… 13

Introdução

Este trabalho tem como principal objectivo, desmitificar aimigração. Tentar dar uma melhor informação sobre a imigração e tudo o que esta englobado.
Os temas do trabalho são:
* Importância da Língua Portuguesa na criação de laços humanos e culturas e na sensibilização para atitudes comunitárias.
* Problemática de integração e relacionamento com as sociedades imigrantes em Portugal.
Os tópicos abordados no trabalho foram:
* O papel da línguaportuguesa na dinâmica multicultural e como factor de ligação entre as várias comunidades.
* Estratégias de integração dos imigrantes e boas práticas desenvolvidas.
* Instituições/associações que promovem a boa integração dos imigrantes em Portugal.
* Casos e situações de dificuldades e barreiras encontradas pelos imigrantes em Portugal.
* Diferenças que existem entre o espaço rural e oespaço urbano nos processos de integração dos imigrantes.

* O papel da língua portuguesa na dinâmica multicultural e como factor de ligação entre as várias comunidades

O Português é a língua falada pelos portugueses, brasileiros, países africanos e asiáticos e é reconhecida como património nacional e utilizada como instrumento de comunicação, quer dentro da sua comunidade, quer norelacionamento com as outras comunidades de língua oficial portuguesa.
O Português não é uma língua privada de uma comunidade, mas é sentida como sua, por igual, em comunidades distanciadas, apresenta grande diversidade interna, consoante as regiões e os grupos que a usam. É uma das principais línguas internacionais do mundo.
O português falado em Portugal, no Brasil e em África é sentido como uma únicalíngua enquanto os povos sentirem necessidade de laços que os unam e a língua é, porventura, o mais poderoso desses laços.
A diversidade linguística que o português apresenta através do seu enorme espaço em vários continentes é grande e vai aumentar com o tempo.
O português foi-se enriquecendo e mudando ao longo da sua história em contacto com outras línguas próximas e afastadas adquirindocaracterísticas próprias.
O Português sempre apresentou variações nacionais e, hoje, variações internacionais.
A mudança observa-se na língua no decorrer do tempo e em paralelo com a mudança dos conceitos de vida de uma sociedade, a mudança das artes, da filosofia e da ciência e, até, na mudança da própria natureza.
Como evolução temporal, a mudança histórica é um dos aspectos mais evidentes davariação a qualquer língua, mas também a língua varia no espaço, razão por que o português apresenta as variedades nacionais de Portugal e do Brasil, países em que é considerado língua nacional, e as de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor LoroSae, em que foi adoptado como língua oficial.
O contacto com outras línguas e com outras realidades sociais, culturais epolíticas é uma das principais causas de mudança e de variação, uma causa exterior que provoca alterações internas. Nota-se a importância das palavras que entraram no português pelo contacto com os imigrantes Brasileiros, alemães, japoneses, holandeses, africanos, ucranianos e muitos mais).
De geração para geração as palavras mudam de forma.
O contacto...
tracking img