Integração de empresas / cim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Integração de Empresas / CIM

Responsável : Prof. Henrique Rozenfeld

Conceitos Básicos

Fontes: GORANSON, H.T. 1997, ROZENFELD,H. 1996, VERNADAT, 1996 (vide informações adicionais)

Nova leitura da sigla CIM

Desde os primórdios da utilização da sigla CIM, a ênfase estava na letra "C" de Computador, ou de uma forma mais ampla, Tecnologia de Informação.Considerava-se CIM como sendo "a utilização do processamento de dados eletrônicos e o fluxo de informações auxiliado por computador em todos os setores da empresa". Nesse período surgiu uma grande quantidade de propostas de modelos CIM, arquiteturas CIM, soluções CIM, etc..
A ênfase agora mudou e a letra hoje então mais importante da sigla CIM é o "I" de Integração, que representa os processosde negócios nas suas diversas visões (estratégias, atividades, informação, recursos e organização) dentro de uma visão holística do negócio (vide figura).

  [pic]

O "C", ou seja a Tecnologia de Informação, é o recurso potencializador da integração, quando pensarmos nos sistemas de gestão integradas (ERP). A Tecnologia de Informação tem o potencial de facilitar a integração daorganização e de suas pessoas também com o uso de tecnologias como workgroup computing, que envolve workflow, agenda eletrônica em grupo, correio eletrônico e até sistemas PDM. Nesses casos outros fatores, tais como cultura organizacional e capacidade de aprendizado da organização são  importantes e muitas vezes inviabilizam o sucesso da aplicação dessas tecnologias.

Não se deve esquecerque o domínio do negócio, ou melhor, da manufatura de uma forma abrangente (letra "M") continua a ser essencial. De nada adiantaria a melhor estratégia, a melhor organização, os melhores recursos, se não existir um domínio amplo do negócio, desde o desenvolvimento de seus produtos, até a sua comercialização e produção.

A Integração parte de uma visão holística da empresa, onde todas asvisões fazem parte de um todo unificado. O que sustenta esta visão holística é a compreensão da empresa através de seus processos de negócio (business processes).Logicamente não se pretende aqui diminuir a importância da Tecnologia de Informação na Integração da Manufatura. Graças aos avanços atuais e disponibilidade de equipamentos e sistemas flexíveis e de fácil interconexão é que se pode tratar daIntegração como um todo. O potencial da tecnologia é que permitiu que se pensasse em organizações modernas e até virtuais. Existem alguns caminhos a serem ainda desbravados, principalmente na área de normalização, para que um usuário possa integrar sistemas de diversos fornecedores.

Definição de Integração

A palavra integração pode significar tanto o processo de integração, como oseu resultado. Apresenta-se aqui a definição de integração, como resultado de um processo de integração.
Integrar é obter uma operação mais eficaz dos processos de negócio de uma empresas e entre eles, compreendendo as pessoas, máquinas e informação, de acordo com os objetivos da empresa (Goranson 1997). Integração significa unificar componentes heterogêneos de uma forma sinérgica. Em umaempresa trata de facilitar o acesso a informação, o controle e fluxo de material, conectando todas as funções e entidades funcionais heterogêneas. Com isso melhora a comunicação, cooperação e coordenação dentro da empresa, de forma que ela se comporte como  um "todo" integrado, assim como sua produtividade, flexibilidade e capacidade de gerenciamento de mudança (Vernadat 1996).

 Como integrar?

Para se integrar deve-se ter uma visão única (holística) do negócio, compartilhada por todas as pessoas da empresa. Esta visão pode ser representada por seus processos de negócio. Os objetivos da empresa devem estar alinhados com as suas estratégias e com os objetivos pessoais de cada um. Ela deve se tornar parceira dos fornecedores e atender sempre as necessidades de...
tracking img