INSULIVA

639 palavras 3 páginas
ATENÇÃO FARMACÊUTICA I
Aluna: Thamillys Diógenes Bezerra 1221666/1
Universidade de Fortaleza
MECANISMO DE AÇÃO DA INSULINA: A insulina é um hormônio secretado pelas células β das ilhotas pancreáticas. É essencial para a manutenção da homeostase glicêmica, crescimento e diferenciação celular. não é a responsável diretamente por colocar a glicose no espaço intracelular; seu papel é intensificar o transporte da glicose e de aminoácidos em células alvo tais como o fígado, o tecido adiposo e massa muscular. É produzida pelas células beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas. Sua liberação é estimulada por altos níveis de glicose plasmática. O mecanismo de ação insulínica inicia-se quando o respectivo hormônio se liga ao seu receptor na membrana, o tetrâmero, que é composto por duas subunidades α e duas subunidades β, produzindo uma alteração conformacional do mesmo. Essa alteração ativa a tirosina cinase da subunidade β, que fosforila ela própria na presença de ATP, o aumento da sensibilidade dos receptores à insulina induz a translocação do transportador de glicose dependente de insulina (GLUT 4) em direção a membrana celular, efetuando assim a captação da glicose para dentro da célula. Consequentemente:
A insulina liga-se a receptores específicos na membrana celular da maioria dos tecidos. Essa ligação insulina-receptor desencadeia uma série de reações no interior da célula.
A insulina aumenta o transporte de glicose em alguns tecidos como músculo e tecido adiposo (GLUT4). A insulina promove o rápido aumento na captação de glicose em alguns tecidos e dentro de algumas horas promove o aumento na quantidade de algumas enzimas.
A injeção de insulina tem vários efeitos: Hipoglicemia, glicogênio, deposição, anticetogenese e hipofosfatemia. lsto significa que uma injeção de insulina determina uma diminuição da glicose do sangue e um aumento do glicogênio dos técidos (no indivíduo normal a insulina determina uma

Relacionados