Insuficiencia renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Insuficiência renal 1.2 Introdução A insuficiência renal é a perda da função dos rins que ocorre a partir de doenças congénitas ou adquiridas na infância e cujo único meio de sobrevida é a realização da diálise (peritonial ou hemodiálise) e transplante renal. As substâncias normalmente eliminadas na urina acumulam-se nos líquidos corporais em consequência da excreção renal prejudicado,levando a uma ruptura nas funções metabólicas e endócrinas, bem como distúrbios hídricos, electrolíticos e ácidos básicos. Os rins como a base funcional e centro de eliminação de produtos tóxicos do organismo no seu todo, a falha no funcionamento e progressiva é uma rápida intoxicação do organismo que vai causar enormes problemas e que podem levar até morte se não existir intervenções, ao pesquisadorinteressa-lhe procurar estudar as causas e factores de riscos que determinam a existência da insuficiência renal, procurar identificar novos instrumentos e abordagem para o controle da insuficiência renal Pode ocorrer em qualquer idade. A hemodiálise consiste na filtração do sangue através do dialisador (rim artificial) e maquinas ligadas ao paciente, em sessões de 4 horas, 3 vezes por semana. Adiálise peritonial tem o mesmo objectivo, mas é realizado 4 ou 5 vezes por dia.

2. Conceito A insuficiência renal é uma doença sistémica e via final de muitas doenças renais e do trato urinário. 2.1. Factores de risco Comprometimento pregresso à função renal, Déficit intra-extravascular, história de diabete mellitus, história de mieloma múltiplo, Idade avançada, icterícia obstrutiva, História dehipertensão arterial, 2.2. Causas Classificação Causas

I.cardiaca, I.hepática, anti-hipertensivos, choque cardiogênico, infarto de miocárdio. Pielonefrite aguda, glomerulonefrite aguda, necrose tubular aguda, nefrite intersticial aguda, placas de ateromas. Obstrução uretral, Aguda obstrução vesical, (bexiga neurogênica, hipertrofia prostática, carcinoma, cálculo, estenose uretral, coágulo)Diabetes melito, hipertensão, glomerulonefrite crónica, Pielonefrite, Crónica obstrução do trato urinário, lesões hereditárias, agentes tóxicos (chumbo, cádmio, mercúrio e cromo), infecções, fármacos.

2.2.1. Insuficiência renal aguda Segundo Brunner & Suddarth a I. renal aguda é uma perda súbita e quase completa da função renal (diminuição da taxa de filtração glomerular), durante um período dehoras a dias. Resulta na retenção de uréia nitrogenada e de creatinina no sangue, diminuição da diurese (oligúria ou anúria). 2.2.2 Categorias da insuficiência renal aguda Segundo Brunner & Suddarth existem três categorias Pré-renal (hipoperfusão do rim), Intra-renal (lesão real do tecido renal) e Pós-renal (obstrução do fluxo urinário). Pré-renal acontece em consequência do fluxo sanguíneoprejudicado que leva a hipoperfusão do rim e queda da taxa de filtração glomerular. A presentação clínica insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, choque cardiogênico, sepse ou anafilaxia. Intra-renal, resulta da lesão parenquimatosa real para os glomérulos ou túbulos renais. Estas lesões podem ser causadas por toxicidade, reacções imunológicas, de forma idiopática ou ainda de forma iatrogênicas,desenvolvidas como parte de uma doença renal primária. Ex.: reacções transfusionais gravem, fármacos (AINEs) e inibidores da ECA. Pós-renal resultado de obstrução em algum ponto distal ao rim, a pressão aumenta nos túbulos renais e após um tempo diminuição da taxa de filtração glomerular. 2.2.3 Insuficiência renal crónica Segundo Brunner & Suddarth a I. renal crónica é uma deterioração progressiva eirreversível da função renal, na qual fracassa a capacidade do corpo para manter os equilíbrios metabólico e hidroeletrolítico resultando em uremia ou azotemia (retenção de uréia e outros resíduos nitrogenados no sangue).

2.2.4 Estágios da insuficiência renal crónica Reserva renal diminuída, caracterizada por uma perda de 40% a 70% da função do néfron, em geral o paciente não apresenta...
tracking img