Insuficiência renal crônica - irc

Páginas: 4 (855 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2011
INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

Livro: Sinais e Sintomas, 2006
Editora Guanabara Koogan, LAB
P. 312, 313, 314.

A oligúria é um sinal importante da insuficiência renal crônica em fase avançada. Asanormalidades associadas refletem a uremia progressiva e incluem fadiga, fraqueza, irritabilidade, hálito urêmico, equimoses e petéquias, edema periférico, elevação da pressão arterial, confusão,labilidade emocional, sonolência, abalos musculares grosseiros, cãibras musculares, neuropatias periféricas, anorexia, gosto metálico na boca, náusea e vômitos, constipação intestinal ou diarréia,estomatite, prurido, palidez e pele amarelada ou bronzeada. Por fim, o cliente pode apresentar convulsões e neve urêmica e evoluir para o coma.

Os rins são órgãos pares localizados na região inferior dascostelas, na altura da cintura, protegidos pelos músculos das costas. Funciona como um filtro deixando passar substâncias que podem ser tóxicas e retendo aquelas que são importantes para manter oequilíbrio do nosso organismo. A insuficiência renal se dá quando os rins diminuem muito seu funcionamento ou param de funcionar. A insuficiência renal crônica pode ter várias causas: congênitas, doençashereditárias e há também as adquiridas. O projeto tem como objetivo mostrar o que é a insuficiência renal crônica, o tratamento e principalmente as formas de prevenção desde as simples infecções dotrato urinário até a IRC.
O resultado é um melhor entendimento sobre a patologia, para que se possa dar uma assistência de enfermagem eficiente, proporcionando ao paciente uma qualidade de vidamelhor. E no caso de pacientes infantis, é necessário um cuidado especial, pois a criança precisa de uma atenção maior. O conteúdo é composto pela identificação e localização dos rins, conceito deinsuficiência renal crônica, as suas causas, os sintomas, a prevenção da IRC, o tratamento, a terapia de substituição e a assistência de enfermagem. A conclusão é que devemos estar cientes da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Insuficiencia renal cronica
  • Insuficiência renal crônica
  • Insuficiencia renal cronica
  • Insuficiencia Renal Cronica
  • Insuficiência Renal Aguda e Crônica
  • Insuficiência renal crônica
  • Insuficiência renal crônica
  • Insuficiência renal crônica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!