Insucesso escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Insucesso escolar

O insucesso escolar nem sempre foi visto como um problema. Somente quando o ensino começou a ser obrigatório e mediante o aparecimento de inúmeros casos de insucesso, que começou a ser reconhecido com um problema social. O sistema educativo, os familiares, os investigadores discutem muito a volta desta problemática. Onde procuram as razões, fenómenos e medidas. O insucessoescolar é reconhecido pelo baixo rendimento e desmotivação escolar dos alunos, a falta de motivação em alcançaram resultados indicado num determinado período escolar e como consequência, reprovam. Diversas vezes.
“Uma grande percentagem de insucesso escolar se relaciona com a inadaptação da personalidade da criança às exigências escolares”
Le Gall

Le Gall afirma que nos estabelecimentos deensino, encontra-se diversas personalidades em cada jovem e que as instituições não sabem adaptar-se a estas personalidades e que tem como consequência muito insucesso escolar. Le Gall refere ainda que o fenómeno adaptação da criança ao estabelecimento de ensino é importante e que deveria ser feita em conjunto com os docentes da escola e a família. Ir ao encontro de cada aluno, como um ser diferente,poderia ser uma medida para que ultrapassassem todas as dificuldades e possíveis falhas.





Raul Iturra, garante que “o insucesso escolar consiste na dificuldade que as crianças têm em aprender, em completar a escolaridade no tempo previsto, em obter notas altas ou pelo menos satisfatórias pelo seu trabalho escolar para poderem continuar os seus estudos” na opinião do autor o que leva osalunos ao insucesso escolar, são as falhas e os problemas que o sistema de ensino apresenta, na maior das partes.
Raul Iturra nomeia duas razões para qual este fenómeno ocorre; “ou os estudantes não estão aptos para aprender, ou os professores não estão aptos para ensinar ”, quer ele dizer que as razões do possível insucesso escolar podem estar relacionada ao facto dos alunos não estareminteressados em aprender e os pais tem expectativas superiores as capacidades que os alunos podem ter, ao exigirem demais deles. A outra razão que o autor indica é o facto de não haver uma orientação pedagógica conveniente e adequada aos alunos.
Todas as actividades mentais e comportamentais não nascem com o ser humano, são adquiridos ao longo da vida, por processo de aprendizagem que assume um papelimportante. O termo aprendizagem é usado para definir tanto o processo de aprender como o resultado desse processo. Vários estudos afirmam que as crianças que crescem em ambientes intelectualmente estimulantes, em que os pais conversam e brincam com elas, tendem a obter bons níveis nas aprendizagens escolares.
Etimologia

A palavra insucesso deriva do latim Insucessu (m) e significa mau êxito;falta de sucesso que se desejava”. Insucesso escolar está interligado aos termos reprovações; repetências, abandono escolar e mau aproveitamento. No dicionário da língua portuguesa encontramos como definição da palavra insucesso “mau resultado; falta de êxito, fracasso ou desastre”.






Factores explicativas do insucesso escolar

Vários autores apresentam uma série de factoresrelacionados com o nosso tema. Há autores que relacionam o insucesso escolar ao aluno, outros relacionam a instituição de ensino e outros autores afirmam que a família dos alunos é a causa. Nem todos os alunos conseguem acompanhar o ensino escolar da mesma forma do que outros da mesma idade. Nem todos têm o mesmo nível de inteligência e capacidades, facto que muitos autores apontam como causa por partedos alunos ao insucesso escolar.
O modo de ensino, os docentes que trabalham numa instituição de ensino, a forma de avaliação, os meios que utilizam para ensinar e incutir conhecimento e a falta de uma orientação pedagógica, são causas apontadas por autores que defendem que o insucesso escolar esta relacionada com a instituição de ensino ou seu sistema de ensino.
Os vários tipos de famílias,...
tracking img