Insuceso ecolar

2534 palavras 11 páginas
INSUCESSO ESCOLAR

O fracasso escolar é um tema relevante e polêmico que requer atenção no espaço escolar. Ele tem sido foco de constantes discussões por estar intimamente atrelado a questões como reprovação, evasão, indisciplina entre outros.
Muitas vezes para se livrar desse insucesso busca-se um culpado um alguém que possa assumir sozinho esta situação. Mas será que existe um culpado para a não- aprendizagem. Se a aprendizagem acontece em um vínculo, se ela é um processo que ocorre sobre subjetividade, nunca uma única pessoa pode ser culpada. FERNÁNDEZ nos lembra que “a culpa, o considerar-se culpado, no geral, está no nível imaginário” e ainda coloca que o contrário da culpa, é a responsabilidade e para ser responsável por seus atos, é necessário poder sair do lugar da culpa. (FERNÁNDEZ, 1994).
Já segundo Maud Mannoni “um sintoma não deve ser considerada de forma única e isolada, mas sim dentro de contexto muito mais amplo e repleto de significados. Assim acontece com o fracasso escolar, ele pode assumir dentro da família uma função. Daí a necessidade de buscar o significado do “não aprender”. O insucesso é defino por um mau êxito uma ruína. Porém um mau êxito de que? O que a nossa sociedade define como sucesso? Daí a necessidade de analisar o fracasso escolar de forma mais ampla, considerando-o como resultante de muitas variedades.
A busca incansável e imediata pela perfeição leva a rotulação daqueles que não se encaixam nos parâmetros impostos. Assim torna-se comum o surgimento em todas as instituições educativas de “crianças problemas” de “crianças fracassadas”. Esse caráter da educação manifesta-se até mesmo nos livros didáticos nos quais os educandos são levados a memorizar conteúdos e não a pensá-los, não ocorrendo de fato à aprendizagem. Isso acarreta sem sombra de dúvidas um prejuízo muito grande, principalmente para aqueles alunos que já tem dificuldades de aprendizagem.
Também contribuem para o insucesso escolar a própria instituição educativa

Relacionados