Insuceso ecolar

Páginas: 11 (2534 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
INSUCESSO ESCOLAR

O fracasso escolar é um tema relevante e polêmico que requer atenção no espaço escolar. Ele tem sido foco de constantes discussões por estar intimamente atrelado a questões como reprovação, evasão, indisciplina entre outros.
Muitas vezes para se livrar desse insucesso busca-se um culpado um alguém que possa assumir sozinho esta situação. Mas será que existe um culpado para anão- aprendizagem. Se a aprendizagem acontece em um vínculo, se ela é um processo que ocorre sobre subjetividade, nunca uma única pessoa pode ser culpada. FERNÁNDEZ nos lembra que “a culpa, o considerar-se culpado, no geral, está no nível imaginário” e ainda coloca que o contrário da culpa, é a responsabilidade e para ser responsável por seus atos, é necessário poder sair do lugar da culpa.(FERNÁNDEZ, 1994).
Já segundo Maud Mannoni “um sintoma não deve ser considerada de forma única e isolada, mas sim dentro de contexto muito mais amplo e repleto de significados. Assim acontece com o fracasso escolar, ele pode assumir dentro da família uma função. Daí a necessidade de buscar o significado do “não aprender”. O insucesso é defino por um mau êxito uma ruína. Porém um mau êxito de que? Oque a nossa sociedade define como sucesso? Daí a necessidade de analisar o fracasso escolar de forma mais ampla, considerando-o como resultante de muitas variedades.
A busca incansável e imediata pela perfeição leva a rotulação daqueles que não se encaixam nos parâmetros impostos. Assim torna-se comum o surgimento em todas as instituições educativas de “crianças problemas” de “criançasfracassadas”. Esse caráter da educação manifesta-se até mesmo nos livros didáticos nos quais os educandos são levados a memorizar conteúdos e não a pensá-los, não ocorrendo de fato à aprendizagem. Isso acarreta sem sombra de dúvidas um prejuízo muito grande, principalmente para aqueles alunos que já tem dificuldades de aprendizagem.
Também contribuem para o insucesso escolar a própria instituição educativaque muitas vezes não leva em consideração a visão de mundo do educando. Ou seja, muitas vezes os profissionais da educação não conseguem transpor o conhecimento ensinado para a realidade do estudante.
È importante ressaltar que o fracasso escolar gera sentimentos de incapacidade, inferioridade e abandono, interferindo em todo o percurso de vida por partes dos estudantes.
Além de tudo ficaesclarecido que a criança que tenha uma dificuldade de aprendizagem não pode ser entendida como uma criança deficiente, ela é uma criança normal que está passando por problemas adaptativos em relação ao contexto escolar.

FATORES QUE CAUSAM O INSUCESSO ESCOLAR

Em diferentes partes do mundo verifica-se uma preocupação com o fracasso escolar que se apresenta como uma das maiores, senão a maiorbarreira encontrada por pais e especialistas da educação.
Dentre os inúmeros fatores correlacionados com o insucesso escolar, destacam-se os seguintes:

* Dislexia: A dislexia é uma perturbação da aprendizagem e da leitura e é devida as falhas nas conexões cerebrais.
* Disortográfica: Disfunção que consiste em cometer um número excessivo de erros ortográficos.
* Disgrafia: É a dificuldadena escrita. Caracteriza-se pela desordem das sílabas ou esquecimento de letras. Algumas crianças com disgrafia possuem também uma disortográfica amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortográfica.
* Discalculia: É definido como uma desordem neurológica especifica que afeta a habilidade de compreender e manipular os números.
*Problemas auditivos e de visão: Sentir frequentes dores de cabeça ou muitas vezes não compreender o que o professor fala pode estar relacionado a problemas visuais e auditivos que podem afetar significativamente a aprendizagem.
* Hiperatividade: Caracteriza-se pela impulsividade, incapacidade de estar quieto, de permanecer sentada no seu lugar, dificuldade em se manter atento e concentrado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão ecolar
  • Gestão ecolar
  • Trabalhos ecolars
  • visita ecolar certa
  • Os diferente metados ecolares
  • Elaboração de uma ata ecolar
  • relações interpessoais no ambiente ecolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!