INSTÂNCIAS ORGANIZATIVAS DO SERVIÇO SOCIAL

682 palavras 3 páginas
Disciplina: Serviço Social
Professora: Ana Cléa Magalhães
Turno: Manhã

Instâncias Organizativas de Serviço Social

Parnaíba – PI As entidades representativas de Serviço Social são: Conjunto formado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). E é composto também pela Associação Brasileira de Estudo e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO). A criação e funcionamento dos Conselhos de fiscalização dos profissionais no Brasil tem origem no ano 1950. O Serviço Social foi uma das primeiras profissões da área social e ter aprovada sua lei de regulamentação profissional a lei 3252 de 27 de agosto de 1957. Posteriormente regulamentada pelo decreto 994 de 15 de maio de 1962, sendo esse decreto que determinou, em seu artigo 6º que a disciplina e fiscalização do exercício profissional caberiam ao Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e aos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS), hoje denominados CFESS e CRESS. O CRESS serve como:
- Fiscalizar, disciplinar, organizar e manter o registro, zelar pela observância do código de ética profissional, aplicar sanções previstas no código de ética 8.662/93.
O encontro nacional do CFESS/CRESS ocorre anualmente. É composta por delegados do CFESS?CRESS que são eleitos através de assembleia pelo número proporcional ao quantitativo profissionais inscritos nos Conselhos.
Antes de falar do ABEPSS, vamos falar sobre o ABESS que foi criada em 1946 denominada Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social. Após a convenção de 1979 assume a tarefa de coordenar e articular o projeto de formação profissional, transformando em Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social. Mais tarde aconteceu um novo momento marcante na história da ABESS que ocorreu em 1990 com a mudança do seu nome para Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. O

Relacionados

  • Modelo
    30688 palavras | 123 páginas