Instância da Letra_psicanálise

5048 palavras 21 páginas
O OUTRO CURSO E DISCURSO DA OBRA DE JACQUES LACAN

CURITIBA
2015
ÍNDICE
O OUTRO: DEFINIÇÃO E CAMPO 3
A INSTANCIA DA LETRA NO INCONSCIENTE OU A RAZÃO DESDE FREUD 3
O SENTIDO DA LETRA 5
A LETRA NO INCONSCIENTE 7
IDENTIFICAÇÕES PRIMÁRIAS: ESTRUTURA DO SUJEITO E TÓPICA DO ÉDIPO 13
A PSICANÁLISE DO SÉCULO XXI: LACAN PARA DESESPERADOS DA CRISE 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

O OUTRO: DEFINIÇÃO E CAMPO

No texto de Lacan “O outro: definição e campo” é dito que o narcisismo é a primeira operação feita por nós seres humanos. Podemos citar o exemplo de que os bebês recém nascidos não têm a relação com o mundo exterior, o mundo está junto a eles, então assim há o investimento em si mesmo (satisfação da libido), o narcisismo. Com o passar do tempo se descobre como “individuo” e assim inicia outras operações. Em relação ao narcisismo surge a identificação édipica que é definida como identificação histérica. Segundo Lacan (pág. 211) “a identificação histérica parece com a identificação édipica, mas casualmente não é”. A identificação histérica segundo Lacan (pág. 212) “imita uma emergência propiciatória, mas em seu desenvolvimento e desenlace, termina sendo denegatória”. Essa afirmação é o que ocorre no caso de Dora. A identificação que ocorre neste caso é identificação regressiva, pois ela imita somente o sintoma da pessoa amada (tosse do pai).

A INSTANCIA DA LETRA NO INCONSCIENTE OU A RAZÃO DESDE FREUD

A exposição deste tema foi solicitada em Saborne, na França, em maio de 1957, por um grupo local de Filosofia de Federação dos Estudantes de Letras e o autor, Lacan, disse ter se sentido à vontade de fazê-lo.
Lacan inicia sua posição em relação ao tema colocando-o entre o escrito e a fala (Lacan, 1998, p. 426).
A apresentação do assunto segue dividida em três momentos que são nomeados pelo autor dessa forma (i) O sentido da letra (ii) A letra no inconsciente e (iii) A letra, o ser e o outro. Em cada uma dessas seções é patente ao esforço lacaniano por dar

Relacionados