Instrutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSIDERAÇÕES PEDAGÓGICAS

Apresentação pessoal do instrutor (vestimenta, identificação, tom de voz vocabulário):
Durante a visita realizada a aula pratica de direção pode-se perceber que o instrutor estava bem apresentado, roupas adequadas conforme a temperatura que estava. O mesmo podia ser identificado através do seu crachá onde dizia instrutor do CFC aula pratica.
Seu tom de voz eraperfeitamente entendido não precisava falar em voz alta, seu vocabulário bem específico e claro nas suas explicações além de ter um grande conhecimento nas referentes instruções e conhecimento no veiculo.

Clareza nas instruções:
O instrutor para sua aula pratica instruía seu aluno tendo clareza para que ele não tenha duvidas, sempre recapitulando suas aulas anteriores, e aplicando testes mesmo porque a referente aluna já tinha conhecimento no veiculo.

Postura frente ás dificuldades aluno:
Durante a aula de pratica veicular pode constatar que os alunos na mudança de categoria de B para D não tem muitas dificuldades, talvez uma de suas dificuldades seja o tamanho e largura de um veiculo para o outro, mas com a ajuda do seu instrutor consegue assimilar bem as suas instruções, mas paraisso o instrutor sempre teve uma postura clara e eficiente principalmente muita calma, essa seria um método de ensino e talvez uma didática para que o aluno fique tranquilo para começar com seus ensinamentos.

Respeito ao ritmo de aprendizagem do aluno:
Sem essa pequena e simples palavra respeito, o instrutor não conseguiria trabalhar com nenhum de seus alunos por que cada um tem seu modo deaprendizagem, uns assimilam ligeiro o que o instrutor fala e outros demoram mais, foi percebido que ele tinha muito respeito por seus alunos e seus alunos por ele.




Enfoque dado pelo instrutor (comportamento seguro no transito ou apenas habilidades para aprovação no exame prático...);
Nesse momento o instrutor focava para que o seus alunos sempre tenham a direção defensiva para ter uma boacondução no transito basta ter isso e respeito às sinalizações, mas também ressaltava a importância de estar sempre atento com suas habilidades para que na hora que as necessitar seja empregado o mais rápido possível com êxito sempre, e no exame não erre e seja aprovado e use oque aprendeu não só no dia-a-dia, mas sim para a vida toda.

Planejamento e organização da aula:
Seguindo cronograma dasua instituição o instrutor começa suas aulas da seguinte forma;
1ªaula: apresentação do instrutor para aluno, solicitação do documento de identidade do aluno, informação ao candidato da duração da hora/aula, demonstração do veículo e seus componentes, posicionamento correto no banco (o motorista deve ficar com a coluna ereta e os braços levemente flexionados), ajuste dos espelhos retrovisores,largura e comprimento do veiculo, funcionamento dos instrumentos do painel, posição das mãos no volante (os polegares deverão estar por baixo do volante e os demais dedos envolvendo-o), o motorista deve utilizar os quatros dedos (do indicador ao mínimo), posicionamento dos pés nos pedais (o motorista deve ficar com a planta do pé no piso e na posição horizontal), acionamento dos freios, acionamentodo motor com as orientações para o domínio da embreagem e revisão das regras de circulação e condutas vista nas aulas teóricas.
2ªaula: revisão da aula anterior, técnica de arrancada e parada, uso da embreagem, uso dos freios.
3ªaula: revisão das aulas anteriores, técnicas de arrancadas e paradas, assimilar embreagem com freio.
4ªaula: revisão das aulas anteriores, manobras de direção esquerdadireita, curvas e conversões por o veiculo ter dimensões maiores que um veiculo normal (carro) realizar frenagens simultâneas reduzindo o espaço de frenagem.
5ªaula: revisão das aulas anteriores troca de marcha (de 1ª a 2ª marcha e redução de 2ª a 1ª marcha).
6ªaula: revisão das aulas anteriores, realizando arrancada, e troca de marcha (1ª 2ª e 3ª e redução utilizando uma reta).
7ªaula:...
tracking img