Instrumentos e ferramentas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Objetivo;
O objetivo deste trabalho é definir e exemplificar dentre os equipamentos utilizados no campo de trabalho o que é instrumento ou acessórios.

2. Equipamentos;
Teodolito (instrumento)O teodolito é um instrumento óptico utilizado na Topografia e na Agrimensura para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais, usado em redes detriangulação. Basicamente é um telescópio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé, podendo possuir ou não uma bússola incorporada.
No caso de se calcular a área de umlocal, primeiramente o teodolito é posicionado no primeiro ponto, de forma que totalmente nivelado com o eixo de gravidade do local e que o 0° do movimento horizontal esteja direcionado a um ponto dereferência escolhido (geralmente o Pólo Norte). Depois, o segundo ponto, marcado com uma estaca ou outro ponto (como uma árvore), é mirado através do telescópio, e a angulação obtida é medida nahorizontal e na vertical. Usando uma trena, mede-se a distância entre os dois pontos. Seguindo esse raciocínio, a distância e os ângulos vertical e horizontal entre os outros pontos do local a ser estudadosão medidos e a área pode ser calculada.



Distanciômetro (acessório)

Distanciômetro é uminstrumento destinado a medir distâncias inclinadas. Deve ser acoplado a um teodolito para possibilitar a medição do ângulo vertical para calcular a distância horizontal e a distância vertical. Muitoutilizado por profissionais da Geomensura.  e da topografia

Nível de bolha (instrumento)

feito em madeira ou perfil metálico, com um tubo de vidro engastado na direção de sua maiordimensão, contendo éter (ou outro líquido de pouca viscosidade) colorido. No líquido há uma bolha pequena de ar. Serve para determinar o nível de pequenos vão horizontais. Existem níveis com dois...
tracking img