Instrumentos politicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fátima Oliari
Curso de ciências contábeis








Josué Amaral Bravo



politica macroeconÔmica





Sinop/MT
2011


Josué Amaral Bravo







Política Macroeconômica



Trabalho de regime domiciliar apresentado para avaliação do segundobimestre do curso de ciências contábeis, da faculdade Fasipe.

Sinop/MT
2011

Política macroeconômica

Neste trabalho será estudada a atuação do governo na economia, com de que ela opere a pleno emprego e baixas taxas, serão tratados os seus principais instrumentos: política fiscal; política monetária; política cambial e comercial e política derenda.

Macroeconomic policy
In this work studied the role of government in the economy, that it operates at full employment and low rates, will be dealt with its main instruments: fiscal policy, monetary policy, exchange rate and trade policy and income policy.

Sumario
1. Introdução..................................................................................... 5

2. Políticamacroeconômica e seus instrumentos........................ 6

3. Política fiscal................................................................................. 6

4. Política monetária......................................................................... 7

5. Política cambial............................................................................. 9

6. Política derenda........................................................................... 9

7. Conclusão................................................................................... 10




Introdução
Políticas econômicas são ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos.
Os governos federais, estaduais emunicipais têm importante papel na economia de uma nação. As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: reguladora, provedora de bens e serviços, redistributiva e estabilizadora.



Políticas macroeconomicas e seus Instrumentos
É papel do governo é zelar pelos interesses e pelo bem-estar da comunidade em geral. Para esta finalidade, o setorpúblico, enquanto um agente econômico de peso dentro do sistema, procura atuar sobre determinadas variáveis e através destas alcançar determinados fins tidos como positivos para a população.
As políticas econômicas e os grupos de instrumentos de que estas se utilizam para o atingimento de determinados fins podem ser divididos em quatro grandes grupos: política monetária, política fiscal, políticacambial e política de rendas.

Política fiscal
O principal instrumento de política econômica do setor público é à política fiscal. Que por sua vez, consiste na elaboração e organização do orçamento do governo, o qual demonstra as fontes de arrecadação e os gastos públicos a serem efetuados em um determinado período.
A política fiscal visa atingir a atividade econômica e assim alcançar doisobjetivos inter-relacionados, crescimento econômico e combater a elevada taxa de desemprego. O financiamento do déficit do setor público, também e um fator de preocupação da política fiscal.
O governo pode alterar o volume das receitas e gastos públicos através dos instrumentos fiscais. Estes instrumentos são:
Impostos (receita)
Os impostos podem ser classificados em duas categorias:
- Impostosdiretos: incidem diretamente sobre a renda das unidades familiares e das empresas. Ex.: IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física); IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica).
- Impostos indiretos: são tributos que oneram as transações intermediárias e finais. São incorporados ao processo produtivo e, portanto, incidem indiretamente sobre o contribuinte. Ex.: ICMS; ISS; COFINS; PIS.
Despesas do...
tracking img