Instrumentos musicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instrumentos de sopro ou Instrumentos de vento são instrumentos musicais em que o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar. De modo geral, a afinação dos instrumentos de sopro dependem dotamanho dos tubos (quando existentes). Quanto maior é o instrumento, mais baixa é a afinação e mais grave é a sonoridade. Em instrumentos que não possuem tubos, como a gaita, o acordeão e outrosinstrumentos de palheta livre, a afinação depende do tamanho da palheta.
Exemplo: A flauta!
A flauta é instrumento musical de sopro da família das madeiras formado por um tubo oco com orifícios. É umaerofone que, a partir do fluxo de ar dirigido a uma aresta que vibra com a passagem do ar, e emite som, o som da flauta possui um som melodioso, de timbre suave e doce.[12] Seu som dependeessencialmente, por um lado, da natureza e da direção da onda de ar e, por outro, do comprimento da coluna de ar. O som fundamental da flauta é o DÓ3, a partir do qual a extensão do instrumento é de 3 oitavas,graças aos harmónicos 2 e 4 (oitava e dupla oitava), cuja emissão é obtida pela modificação da pressão do sopro.

Instrumentos de cordas são instrumentos musicais cuja fonte primária de som é a vibraçãode uma corda tensionada quando beliscada, percutida ou friccionada.
O estudo dos instrumentos de corda está baseado na teoria das ondas estacionárias, ou seja, na frequência das ondas sonoras que ascordas emitem. Essas frequências naturais dependem de três fatores: a densidade linear das cordas (a massa da corda dividida pelo seu comprimento), o módulo da tração a que elas estão submetidas (sea corda está mais apertada ou frouxa no braço do instrumento) e o comprimento linear da corda. Isso significa que podemos alterar a altura das notas e sua afinação ao variar qualquer uma dessascaracterísticas: Se duas cordas possuem a mesma densidade e comprimento, a que sofrer maior tensão produzirá notas mais agudas. Cordas mais longas produzem notas mais graves que as mais curtas. Cordas...
tracking img