Instrumentos musicais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Alguns filósofos e musicólogos afirmam que a música nasceu com o homem, como consequência do ritmo. Outros, baseiam a sua opinião na necessidade que o homem sentiu de exteriorizar os seus sentimentos, partindo do princípio que a primeira manifestação musical foi o canto, que traduzia alegria e tristeza.
Podemos também considerar que o homem começoupor imitar a natureza que o cercava. Esta imitação responde ao desejo de formar a realidade para obter uma maior força mágica. Encontra-se em algumas pinturas, por exemplo, elementos irreais, como seis pernas para representar movimento, o que pode ter uma intenção simbólica. Estes símbolos têm mais uma função mágica do que uma função estética. O facto de imitar o movimento, o de representar aimagem de qualquer animal que tinham a intenção de possuir, o animal que desejavam caçar.
As primeiras imitações sonoras do homem da pré-história, foram unicamente através do som dos movimentos corporais acompanhados de sons vocais, eles pretendiam completar a possessão do animal na sua essência, a sua alma.
Pensa-se que os primeiros sons estruturados e articuladosfundamentados na imitação sonora com base na linguagem foram o caminho da criação de uma linguagem própria que passou pela expressão pessoal e pela imitação dos sons da natureza.
Assim, a ordenação dos sons com intenção comunicativa e expressiva deram origem à música. Em muitas linguagens atuais (primitivas) um mesmo som pronunciado de diferentes alturas pode ter vários significados. Avariedade de formas de expressão oral e auditiva do planeta é imensa.
O uso dos instrumentos musicais tem a sua origem na necessidade de utilizar sinais acústicos, como informações de caça, aviso de perigo, comunicação entre membros da mesma tribo, etc.
Quando o ser humano tomou consciência de si, procurou as respostas do que não entendia: as primeiras respostas forammágicas, com as crenças espirituais apareceram as religiões. Para algumas culturas a música teve uma origem divina, porque acreditavam que os sons foram-lhes dados por uma divindade. Noutras, a música tinha uma correspondência direta com o cosmos e com o movimento dos planetas.


Instrumentos Musicais

O homem primitivo começou a construir instrumentos musicais para tentarimitar os sons da natureza. Os primeiros instrumentos de que se têm notícia são aqueles feitos de ossos de animais, de arco e corda e os tambores, com peles de animais abatidos.
A música entre os antigos gregos era um fenômeno de origem divina, e estava ligada à magia e à mitologia, havendo várias histórias míticas relacionadas à origem da música e suas capacidades e funções.Alguns instrumentos e modos era associados especificamente a certas divindades, como o aulos a Dionísio, e a kithara a Apolo. Além disso registros diversos indicam que a música era parte integral da percepção grega de como o seu povo teria vindo à existência e de que continuava a ser regido pelos deuses. Por exemplo, Anfião teria aprendido música com Hermes e teria construído Tebas através do poderdo som; Orfeu podia tocar com tamanha doçura que até as feras quedavam absortas; Hermes teria inventado a lira, dada a Apolo em troca do gado que havia dele roubado. O próprio Apolo, depois assumindo o papel de Deus da Música e líder das Musas (das quais Euterpe tutelava a Música), é mencionado em competição com Mársias e Pã. Assim, estando presente em alguns de seus principais mitos, a músicainvariavelmente era usada nos ritos religiosos, nos Jogos Olímpicos e Pítios, nas festas cívicas, nas atividades de lazer e subsidiando outras formas de arte. Alguns instrumentos se tornaram tradicionais:
A lira é um instrumento de cordas conhecido pela sua vasta utilização durante a antiguidade. As récitas poéticas dos antigos gregos eram acompanhados pelo seu som, ainda que o...
tracking img